Projetos de pesquisa da UEMA são destaques na SNCT

Por em 17 de outubro de 2012

Professores e estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)  continuam participando ativamente das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Nesta manhã (17), o estande da UEMA, entre uma variedade de produtos e serviços postos em divulgação, contou com a apresentação do projeto “Cultivo de hortaliças não convencionais sob sistemas orgânicos”, da professora do Departamento de Agronomia, Josilda Junqueira Ayres.

Além da apresentação do projeto, na ocasião, o acadêmico do 10º período de Agronomia, Raimundo Oliveira Santos, fez a exposição de amostras de sementes e de mudas de diversas espécies de plantas, que eram entregues aos visitantes do estande. Essas amostras são oriundas do Laboratório de Análise de Sementes da UEMA.

Projetos de pesquisas produzidos nos Laboratórios de Genética e Biologia Molecular Warwick Kerr (Labwick) e de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA) também integram as ações e iniciativas de divulgação das atividades da UEMA.

Entre esses projetos figura, por exemplo, a pesquisa intitulada “Sustentabilidade nas águas: ciência, tecnologia e extensão na conservação de ecossistemas aquáticos” e, ainda, a exposição “Região Costeira Maranhense”, resultantes do LabPEA. Essa exposição tem o intuito de apresentar as potencialidades, bem como as principais espécies ocorrentes nessa região. O LabPEA tem como parceiros o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental/UEMANET, O curso de Especialização em Meio Ambiente e Recursos Aquáticos e do Departamento de Química e Biologia.

Aproveitando o espaço científico da SNCT, a equipe do LabPEA, sob a coordenação da professora Zafira da Silva de Almeida, lançou o “Guia de consumo responsável de pescados do Maranhão”, um produto do Curso de Especialização em Meio Ambiente e Recursos Aquáticos/DQB produzido durante uma disciplina com tendo como co-autores os alunos e os professores Jackson Ronie e Francisca Muniz; além da "Cartilha para piscicultores”, produzida pela professora Raimunda Fortes Carvalho Neta, integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental do Maranhão (Gpeama).

Outra atividade da UEMA, em destaque, é a II Exposição na Trilha dos Insetos, organizada pelos professores de Agronomia, Evandro Chagas, Ester Azevedo da Silva e Raimunda Lemos; e por 29 alunos do Curso.

O objetivo da exposição, segundo a acadêmica do 10º período de Agronomia, Luciana Lins Oliveira, é “mostrar para as crianças, com faixa etária de 6 a 11 anos, algumas curiosidades a respeito dos insetos e, ainda, conscientizá-las que, apesar de existir insetos maléficos, há insetos que trazem benefícios para o homem e para a natureza”, afirmou.

Mais informações sobre a participação da UEMA na SNCT podem ser obtidas na programação do evento disponível no site www.fapema.br.