Projetos do Darcy Ribeiro para a SNCT são aprovados

Por em 9 de outubro de 2012

Uma forte mobilização entre os polos do Programa Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual do Maranhão, resultou na aprovação de seis projetos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, que terá início na próxima segunda-feira (15).

Os polos de Icatu, Porto Franco, Coelho Neto, Grajaú, Pinheiro e Viana desenvolveram trabalhos acerca da “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” – tema central da Semana Nacional.

As atividades, que irão acontecer durante a SNCT serão variadas: tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, oficinas e palestras científicas; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes, kits experimentais, jogos, livros e outros materiais educativos; excursões científicas; eventos que integram ciência, cultura e arte; entre outros.

Por meio de Mostra Acadêmico-Científica, o polo de Coelho Neto desenvolverá o tema “Ciência e Tecnologia na Universidade: Educação para a sustentabilidade”.   Segundo a coordenadora do polo, Antônia Ozenira da Silva, este é tema de total relevância, pois sem educação não há como promover a importância das práticas que visem a sustentabilidade e a diminuição dos impactos das nossas ações diárias para o ecossistema.

No polo de Grajaú, professores, alunos e sociedade em geral irão refletir sobre a SNCT, por meio de palestras e mesas redondas. Eles tratarão também sobre o grave problema das queimadas no município de Grajaú – que ocupa a segunda colocação no país em número de focos de calor (dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).  Só no mês de agosto desse ano foram mais de 12 mil focos. (segue abaixo lista completa dos projetos do Darcy Ribeiro)

O objetivo da Semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A SNCT pretende mostrar também a importância da ciência e tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; possibilitando ainda que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Participação do Darcy Ribeiro na Semana

Durante a Semana, os polos do Programa Darcy Ribeiro irão debater estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

Segue abaixo os trabalhos do Darcy Ribeiro aprovados para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades do Programa serão realizadas durante dois dias.

ROTA DUNAS

“A importância do lixo como prática de Educação Ambiental”

Coordenadora do Projeto: Janaine Lira Vieira.

Supervisor do Darcy Ribeiro: Fernando Oliveira

Locais: Icatu e Barreirinhas

ROTA BABAÇU

I Mostra Acadêmico- Científica do Programa Darcy Ribeiro: “Ciência e Tecnologia na Universidade: Educação para a sustentabilidade”

Coordenadora: Antonia Ozenira da Silva

Supervisor do Darcy Ribeiro: Janaína Dantas

Locais: Coelho Neto e Timon

ROTAS SOJA E ÍNDIOS

I Mostra Acadêmico- Científica do Programa Darcy Ribeiro: “Refletindo sobre a economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza: como alcançar tais metas no município de Grajaú”.

Coordenadoras: Edilma Coelho de Carvalho e Sâmia Cristina Gomes

Supervisor do Darcy Ribeiro: Henrique Borralho

Local: Grajaú

ROTA CAMPOS I

“Desenvolvimento Sustentável: traçando metas para uma vida melhor – perspectiva global”.

Coordenador: Iranilde Soares Padre

Supervisor do Darcy Ribeiro: Jorge Passinho

Local: Pinheiro

Período: 19 e 20 de Outubro

ROTA CAMPOS II

“Ciência E Educação Para Sustentabilidade”

Coordenadoras:Sheila de Jesus Morais dos Santos

Supervisor do Darcy Ribeiro: Esther Vidal e Vera Lúcia Neves Dias

Local: Viana

ROTA ÁGUAS

I Mostra Acadêmica-Cientifica Do Programa Darcy Ribeiro: Economia Verde, Sustentabilidade E Erradicação Da Pobreza”

Coordenadora: Mª Nazaré Pinheiro

Supervisor do Darcy Ribeiro: Nágela  Rodrigues

Local: Porto Franco

Período: 18 e 19 de Outubro

Participam da Semana 191 cidades brasileiras e 316 instituições ligadas à ciência e tecnologia espalhadas por diversas cidades no Brasil. No Maranhão, 16 municípios participarão da SNCT, com 91 atividades.