Reitor preside Outorga de Grau em Balsas


Por em 5 de outubro de 2012



A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA), lançou, na última quarta-feira (3), 60 profissionais no mercado de trabalho, com a realização de uma grande festa de Outorga de Grau, que aconteceu no espaço da Associação Atlética do Banco do Brasil, localizada no centro da cidade. 

Os novos formandos são oriundos dos cursos presenciais das áreas de Letras, Enfermagem, Agronomia e Ciências com habilitação em Matemática; bem como do ensino a distância: Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), Ensino Médio e Educação Profissional, e, por último, Licenciatura em Magistério, do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET).

A solenidade, presidida pelo reitor José Augusto Silva Oliveira contou, ainda, com a presença da diretora do CESBA, Terezinha de Jesus Maia; da diretora do Curso de Enfermagem, Lucimara Garcia Moura; da diretora do Curso de Ciências habilitação em Matemática, Lourimara Farias Barros; da diretora do Curso de Letras, Marta Helena Piovesan; além de chefes de Departamentos, professores, funcionários e familiares dos formandos.

No seu discurso, o reitor se dirigiu aos formandos parabenizando-os por terem concluído sua graduação, no que deverão somar com a sociedade, no melhoramento das condições estruturais do Maranhão e do Brasil. “Almejo que o vosso exercício profissional contribua para que o conhecimento esteja em defesa da vida, da democracia e da construção de uma sociedade de homens e mulheres emancipados e comprometidos com os princípios da solidariedade e da justiça social”, disse o professor, acrescentando que “somos cientes de que a UEMA, a nova UEMA, deve continuar desempenhando seu papel de protagonista na busca de alternativas e de soluções de problemas e desafios da educação no Maranhão”.

A professora Terezinha Maia, em sua fala, destacou a importância do momento afirmando: “Esta noite tem um brilho de conquista, de gratidão e, também, de realização de sonhos. Tenho a convicção de que todos os formandos aqui presentes estão aptos a alcançarem seus objetivos e concretizarem seus sonhos, além de estarem conscientes da responsabilidade social que tem de assumir”. E concluiu: “finalizo minha fala com uma frase do professor Carlomagno (saudade não é tristeza, tristeza não é sentir saudades). Nestes últimos dias, a vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração”.

A professora Marta Piovesan, representando os paraninfos, aproveitando o momento para mencionar a importância da UEMA no contexto educacional e social. "Mais uma vez a UEMA e o CESBA trilham o caminho da realização, construindo aos poucos sua marca como Instituição de Ensino Superior, voltada à seriedade e compromisso, cumprindo seu papel mais importante, o da inclusão social", afirmou. E aconselhou: "Certamente vocês sabem que o diploma, o cruzar a linha de chegada gera momentos de efetivo bem-estar, mas precisam acreditar que este é apenas o começo de uma longa estrada a ser percorrida, com as especializações, as atividades profissionais, e os grupos de estudos, que proporcionarão encontros, desencontros e reencontros". 

A formanda Luaria Batista dos Santos, que representou os demais egressos na solenidade expressou sua felicidade por estar concluindo sua graduação pelo Curso de Letras, quando declarou: “Nos, aqui reunidos, saudamos a conquista de nosso tão almejado diploma, o qual traz em si um significado que ultrapassa os limites do conhecimento técnico alcançado, dando lugar a um alto grau de idealismo, coragem e perseverança, que guiou nossa trajetória ao longo desses últimos anos” […] “Nossa meta agora é atuar na vida prática como agente de mudança, contribuindo com a justiça social e com a dignidade da pessoa humana”, ressaltou.

Criado em 1995, o Centro de Estudos Superiores de Balsas funciona, atualmente, com os cursos presenciais de Agronomia, Enfermagem Letras e Matemática, somando um total de 540 alunos. Conta, também, com 9 salas de aula e os laboratórios de Análise de Solo e Planta, de Línguas, de Informática e Multidisciplinar. O CESBA ainda desenvolve, em parceria com a UFRJ, o Minter em Língua Portuguesa, vários projetos de iniciação científicas, sendo: Curso de Agronomia (9) e o Curso de Letras ((3). Possui 18 professores efetivos, com as seguintes titulações: 2 doutores, 4 mestres, 9 mestrandos, 3 especialistas, e mais 19 professores seletivados, entre eles, 2 doutores.

Junto ao Programa Darcy Ribeiro, administra os cursos de Matemática, História, Biologia, Química e Física, e com o UEMANET (cursos a distância) são Tecnologia de Alimentos, Administração Pública e Formação de Docentes.
 



Últimas Postagens