Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será aberta nesta segunda

Por em 15 de outubro de 2012

Será aberta nesta segunda-feira (15), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e III Mostra Cientifica do Maranhão. A solenidade, que acontece às 17h, na área externa do São Luís Shopping, será presidida pela secretária de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), Rosane Nassar Meireles Guerra, e pelo diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Antônio Luiz Amaral Pereira.

O evento acontece em um espaço de 3 mil metros quadrados, onde foram montados estandes, auditórios, espaços para apresentação de pôsteres, apresentações culturais, planetário e um espaço tecnológico com mesas interativa, grafite digital e aquário virtual. Reitores, pró-reitores pesquisadores, secretários de estado, estudantes, a sociedade em geral estão convidados a participar do evento, que é aberto ao público de todas as idades.

A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenada no Maranhão pelo Governo do Estado, por meio Sectec e Fapema. O evento conta com apoio também das secretarias de Estado de Segurança Pública, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Trabalho e Igualdade Racial. Também são parceiros, as instituições de ensino superior, Ceuma, Uema, Ufma, Ifma, Faculdade São Luís, Cest, Instituto Florence, Pitágoras, além do CLA, Eletronorte, Cemar, Sebrae, Senac, Senai, Vale e Corpo de Bombeiros.

O presidente da Fapema, Antonio Luiz Amaral Pereira, destaca o valor da Semana. “O evento possibilita a popularização da ciência e oportuniza o conhecimento e discussão dos resultados sobre o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. È um espaço rico de conhecimento”, disse. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

No local  local do evento foi montada a Cidade da Ciência. Serão 43 estandes e mais os espaços da Uema e Ufma. No ano passado, o Maranhão foi o segundo estado do Nordeste com maio número de atividades inscritas durante a semana. A meta do Governo do Maranhão para 2012 é alcançar o primeiro lugar no número de projetos voltados para o setor de ciência e tecnologia em toda a região.

Para isso o governo conta com a participação de todos que têm contribuindo para o crescimento da ciência e tecnologia no Maranhão. Este ano a SNTC tem como tema Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza e as atividades que serão apresentadas são aquelas que promovam e estimulem a difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema. A SNCT tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. O evento acontece paralelamente emtodo o país, que já cadastrou 7.812 atividades. Em São Luís, quem for à Semana, seja como participante ou como visitante, poderá escolher entre as diferentes atividades oferecidas pelo governo e por 221instituições ligadas a área de ciência, tecnologia e inovação. Não fique de fora monte seu grupo, convide a família, leve os filhos e vá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que até dia deste mês, das 9h às 20h.