UEMA e CFO Celebram Cerimônia de Formatura

Por em 15 de outubro de 2012

Autoridades, professores, familiares, cadetes, formandos e convidados reuniram-se, na noite da última quinta-feira (11), para celebrarem a solenidade de formatura da 15ª Turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar, que aconteceu na sede da Polícia Militar do Maranhão – Calhau.

O curso é oferecido numa parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) a Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) desde a década de 90. Neste semestre, as duas instituições entregam à sociedade 34 aspirantes, que se prepararão para assumir suas patentes como 2º tenentes.

Estiveram presentes na oportunidade, o comandante do Batalhão, coronel Iratan Barbosa, representando o comandante geral, coronel Franklin Pacheco Silva; o diretor de Ensino (da APMGD), coronel Flávio Antônio de Jesus; o diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UEMA, José Antonio de Carvalho, representando o reitor José Augusto Oliveira, e o professor Laércio Marques, também da UEMA.

Sobre a relevância do Curso para a Universidade, o professor José Antonio destaca: “A UEMA tem um papel muito importante, porque foi a primeira experiência no Brasil de uma formação de oficiais da polícia na universidade, que se deu através de um convênio entre a UEMA e o comando geral da Polícia Militar. Para nós, é uma satisfação muito grande, pois desde a primeira turma, ensinamos esses alunos que hoje estão ocupando um grande destaque na área de segurança pública”.

Durante quatro anos, o cadete, como é chamado o aluno, cursa várias disciplinas, nos turnos matutino e vespertino. No horário da manhã são ministradas aulas específicas da PM, tais como defesa pessoal, tiro, formação militar; e à tarde, direito, administração, psicologia dentre outras. Desta forma, o concluinte do CFO, denominado aspirante, está completamente capacitado para ser bacharel em segurança pública e habilitado para galgar patentes superiores que vão de tenente a coronel.

“A carreira de Oficial da Polícia Militar é uma convocação do estado, para que homens novos venham se formar para serem líderes, comandantes de tropas. Hoje é um dia muito feliz, nos emociona, pois eu também já passei por essa fase de colação de grau e agora me encontro no último posto, como líder na minha instituição”, explica o coronel Flávio de Jesus.

A cerimônia de formatura da PM possui vários hábitos que são muito emblemáticos, como a entrega do estandarte da APMGD, que na ocasião, foi realizada pelo aspirante Eduardo Oliveira, 1º colocado geral na 15ª turma do CFO, ao cadete Alexandro Ramalho, também o primeiro de sua classe, que será a próxima a colar grau.

Sobre o simbolismo, Eduardo Oliveira explica “os símbolos no militarismo são muito importantes, esse estandarte traz junto com a bandeira nacional um valor, dentro das formaturas é um dos principais atores”.

Vale ressaltar, que os egressos participarão, ainda, da solenidade de Outorga de Títulos, a ser realizada pela Universidade Estadual do Maranhão na quinta-feira (18).