Uema encerra participação na SNCT com saldo positivo

Por em 20 de outubro de 2012

Com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, a edição 2012 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi encerrada neste sábado (20). Durante seis dias, mais de 1.500 atividades foram desenvolvidas em São Luís e outras 30 cidades do Maranhão, atraindo visitantes de todas as idades.

Em São Luís, os eventos aconteceram na área externa do São Luís Shopping, no Jacarati. A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), uma das instituições parceiras na realização da Semana, aproveitou a oportunidade para mostrar à comunidade parte de sua extensa e valorosa produção científica, bem como seus produtos e serviços, que foram expostos em dois estandes.

Bastante procurados pelos frequentadores da mostra científica, os espaços destinados a Uema abrigaram representantes dos diversos cursos do Campus Paulo VI, além do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), do Programa Darcy Ribeiro, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e do Núcleo Geoambiental (Nugeo). Todos com o mesmo propósito de divulgar conhecimentos de suas respectivas áreas.

Para o professor William Cardoso, coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), “a participação da Uema na Semana foi um grande sucesso porque contou com o envolvimento de diversos setores da Universidade, engajados em compartilhar com o público o que a instituição tem e faz de melhor”, avaliou.

O coordenador de Pesquisa ainda destacou que um dos pontos altos desta Semana foi a mobilização dos campi da Uema situados no continente, entres os quais, Cessin, Cesi, Cesb e tantos outros, que também fizeram parte deste festival do conhecimento, realizando várias ações nas dependências dos Centros de Estudos Superiores espalhados pelo Maranhão.

A SNCT – Este ano, a edição da SNCT trouxe a temática Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza como ponto principal para o desenvolvimento das atividades. Com o objetivo de valorizar a mobilização social de jovens a partir dos princípios da ciência, a SNCT abordou ainda o momento político-econômico que o país tem discutido desde a realização da Conferência Mundial Rio +20.

O evento é uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que no Maranhão é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).