Uema marca presença no XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura

Por em 31 de outubro de 2012

Docentes e estudantes do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias(CCA) participaram do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado na cidade de Bento Gonçalves-RS, no período de 22 a 26 de outubro. A comitiva da instituição se destacou no evento com apresentações de trabalhos científicos orais e em forma de posteres.

Fizeram parte da caravana da Uema os professores Hamilton Jesus Santos Almeida, José Ribamar Gusmão Araújo, Moisés Rodrigues Martins, Ana Maria Silva de Araújo, Fabrício de Oliveira Reis, Eduardo Ferreira Rodrigues; e os alunos Rozalino Aguiar Júnior, Ricardo Figueiredo, Uelson Gárcia,  Girlayne Pinheiro, Aline Corrêa, Gabriel Carvalho, Denyse Alves, entre outros.

Um dos trabalhos apresentados pelo grupo da Universidade foi o intitulado Utilização do Paclobutrazol e Nitrato de Potássio na indução floral em cajueiro anão precoce no Ceará, de autoria do professor Hamilton Almeida.

Durante o Congresso, os representantes da Uema ainda participaram de palestras, cursos, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos. Na oportunidade, o professor Hamilton Almeida foi nomeado coordenador da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SFB) da Regional no Maranhão, com a incumbência de difundir a fruticultura no estado.

Além de agradecer a nomeação, o professor da Uema aproveitou a ocasião para lançar a proposta de São Luís sediar o Congresso Brasileiro de Fruticultura em 2016, destacando a importância do evento para o desenvolvimento científico da cidade e de todo o Maranhão.

“Acreditamos que todos têm a ganhar com a realização do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura em São Luís. Para o Maranhão, será um fato inédito, no sentido de sensibilizar ações do governo e dos produtores a investir na fruticultura. Afinal, temos um estado de excelência para produção de frutas tropicais, por apresentar solo, clima e áreas extensas para o cultivo das mais diferentes fruteiras do país”, justificou Hamilton.