Uema participa da abertura da SNCT 2013

Por em 22 de outubro de 2012

Teve início no fim da tarde de ontem (21), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a IV Mostra Científica do Maranhão, que acontecerá até o dia 26 no estacionamento do Shopping São Luís – Bairro Jaracati.

A cerimônia foi presidida pelo secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, representando a governadora Roseana Sarney; e contou com a presença do reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; da secretária de Cultura, Olga Simão, do reitor em exercício da Ufma, Antonio Oliveira; além de outras autoridades, representantes de empresas e convidados.

Na oportunidade, o professor José Augusto ressaltou a importância do evento para a divulgação da ciência no Maranhão, e ser um momento de troca de conhecimentos.  Sobre as expectativas para Semana, o reitor destacou que trará resultados benéficos para o setor produtivo. “Uma semana como esta, certamente, nos dar mostras e evidências do quanto o Governo do Estado, as instituições universitárias e as diferentes organizações que atuam no Estado, com a ajuda e parceria das iniciativas privadas, podem contribuir com esse ramo da ciência e da tecnologia para dias melhores, com os olhos postos nos dias presentes, mas, sobretudo, com o olhar para o futuro, como um grande legado que nos dias de hoje, podemos oferecer para os que virão”.

Para o secretário José Costa, a SNCT, que nesta edição traz o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, é sinônimo de sucesso no Maranhão. No ano passado, o Estado obteve o primeiro lugar entre os demais do Nordeste em número de atividades e o quinto do Brasil. “Este ano queremos superar esses números e, para isso, o governo não mediu esforços. A governadora Roseana Sarney continua interessada em ver o sucesso deste trabalho com a juventude inserida no projeto de ciência e tecnologia que temos para o Maranhão”, completou.

José Costa também aproveitou a ocasião para parabenizar a Uema pelo desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Quero fazer um reconhecimento à Universidade Estadual do Maranhão, que recentemente presenteou os maranhenses, com cursos qualificados com a mais alta nota no Enade; Direito, São Luís e Bacabal; e Administração, São Luís. Aproveito esse momento, para parabenizar o reitor e o corpo docente da Universidade, que estão fazendo este grande trabalho para o Maranhão”, declarou o secretário.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. Durante todos esses anos, a Uema tem se feito presente, por meio de intensa participação na programação do evento.

Mais uma vez, a Universidade leva à SNCT uma mostra de suas atividades, programas de extensão e pesquisas, além da presença do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), do Programa Darcy Ribeiro, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e do Núcleo Geoambiental (Nugeo). Também haverá a participação de professores pesquisadores que ministrarão palestras durante as atividades.

A programação, aberta ao público, inclui palestras, minicursos, apresentação de pôsteres, protótipos e seções do planetário, onde os participantes têm contato lúdico com inúmeras informações e conceito de Astronomia e ciência em geral. A novidade deste ano é a exposição “Semente de Digital”, um projeto de Educação Patrimonial com o objetivo de sensibilizar os moradores de São Luís para a importância da preservação dos casarões históricos da cidade, através de experimentos interativos, formação de redes e registro em vídeos e fotos.