Uema presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por em 16 de outubro de 2012

Na manhã desta terça-feira (16), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), representada por seu corpo discente e docente, deu início às atividades de exposição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e na 3ª Mostra Científica do Maranhão.

Em São Luís, os eventos estão acontecendo na área externa do São Luís Shopping, no Jacarati. Nesta edição, a SNCT traz como temática de discussão “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, tendo como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A UEMA, uma das instituições colaboradoras, com o intuito de divulgar suas inovações tecnológicas, bem como seus produtos e serviços dispõe de dois estandes. Nesses estão sendo expostos as atividades de pesquisa e extensão  desenvolvidas nos diversos Centros de Ciências, localizados no Campus Paulo VI, e, também as ações do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), do Programa Darcy Ribeiro e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que responde pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado na Uema.

O Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), por exemplo, divulga seus produtos por meio da entrega de um folder, mostrando a trajetória histórica e a atual estrutura de funcionamento do Centro. Em exposição, está também o mostruário do Cecen, composto por 18 livros escritos por professores de vários cursos oferecidos pelo Centro, que abordam temas como a educação ambiental e recursos pesqueiros, entre outros.

UemaNet – os visitantes do estande podem conhecer a história do UemaNet, bem como sua importância para o Estado no campo da educação a distância. O Núcleo se apresenta como uma alternativa capaz de reverter o quadro de exclusão social no Maranhão. Para isso, o UemaNet oferece cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização e técnicos, todos na modalidade a distância.

Programa Darcy Ribeiro – Está em exposição uma amostra dos laboratórios multidisciplinares existentes em 23 polos do Programa. O Darcy Ribeiro atende a 186 municípios do Estado, proporcionando um aumento expressivo no quadro de professores capacitados.  Os visitantes do estande podem ter acesso também aos manuais de aulas práticas, destinados ao auxílio dos alunos quando estiverem desenvolvendo atividades em laboratórios. Esses guias servem ainda de canal entre a teoria e a prática científica.

Já na categoria de exposição em pôster, estão em apresentação os resultados de diversos projetos de pesquisa (concluídos ou em andamento), desenvolvidos através de parcerias firmadas entre a Uema e instituições de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. Veja abaixo os títulos dos projetos e seus respectivos autores:

Ocasionalmente, os acadêmicos do 2º período de Engenharia Civil Adriano Oliveira, Gustavo Bruzarca e Wendel Cavalcante, estão apresentando os resultados de uma experiência física sobre o Princípio de Arquimedes. O trabalho é fruto da disciplina “Princípios de termodinâmica: fluxos e ondas”, ministrada pelo professor Jorge de Jesus Passinho.

Acompanhe a programação da SNCT no sítio www.fapema.br.