Uema prestigia abertura oficial da SNCT 2012 em São Luís

Por em 16 de outubro de 2012

Na capital, à tarde de ontem (15), foi marcada pelo início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2012 e pela III Mostra Científica do Maranhão, que aconteceu no estacionamento do Shopping São Luís.

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. O evento é uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que no Maranhão é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

Várias autoridades e representantes de instituições estiveram presentes para prestigiar a abertura da SNCT, dentre eles o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira; a secretária da Sectec, Rosane Guerra; o presidente da Fapema, Antônio Luís Amaral; a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão; o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; o reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado; o vice-reitor da Ufma, José Antônio Oliveira; o reitor do Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), Marcos Barros; o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva; o chefe do Gabinete Militar do Governo, coronel José Ribamar Vieira, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Luiza Oliveira.

Nesta edição, a Semana traz o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, que será promovido e dialogado em 584 cidades brasileiras, por meio de 791 instituições ligadas a ciência e tecnologia espalhadas pelas mesmas. O evento contabiliza, até o momento 21.065 atividades cadastradas.

Para o professor José Augusto Oliveira, a escolha do tema da Semana, foi muito oportuna, tendo em vista que foi escolhida em função de serdecorrente dos principais assuntos discutidos durante a Rio +20, que ocorreu no Brasil, em junho deste ano. Ele explica que essa é uma oportunidade de discutir o enfrentamento de desafios que envolvem dimensões sociais, econômicas e ambientais. “Vejo com muita satisfação a participação da Uema, na qual pode ser evidenciada, os compromissos da instituição com questões tão preeminentes nos dias de hoje”, destacou.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Fapema, Luís Amaral falou sobre a importância do evento para o estado e ressaltou: “O fantástico mundo da ciência que bate a nossa porta, com a III Mostra Científica do Maranhão e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comprova que esse é o caminho: investir em ciência, tecnologia e inovação, nos permite preservar e qualificar o capital humano, mas também nos auxilia a promover o nosso estado em uma aprendizagem contínua que será partilhada com todos aqui presentes”.

A secretária Rosane Guerra, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney Murad, aproveitou a oportunidade para agradecer a presença e a participação de todos na SNCT 2012, e também reafirmar, que o “o desenvolvimento depende dos investimentos crescentes e contínuos em Ciência e Tecnologia, como tem ocorrido no   Maranhão […] contribuindo assim, para a redução das assimetrias sociais e possibilitando a construção de um futuro com alicerces sólidos”.

Até agora, já foram cadastradas, de acordo com o site do MCT, 1.412 atividades no estado. Segundo a secretária, isto representa: “indicadores melhores do que do ano passado, e com certeza, menor do que teremos até o final do evento”.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. Realiza-se em função da importância de serem pensados e sanados problemas globais que envolvem a vida no planeta, mudanças climáticas, poluição atmosférica, economia e sustentabilidade, por meio de inovações tecnológicas e científicas.

A programação do evento segue até sábado (20), vale a pena conferir.