Abertura do I Colóquio Internacional de Cultura de Paz

Por em 27 de novembro de 2012

Foram iniciadas, na manhã desta terça-feira (27), as atividades do I Colóquio Internacional de Cultura de Paz, realizado pela Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão e a École de La Paix (Escola da Paz), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, localizado no Centro Histórico.

Com o tema “Tecendo Redes de Paz”, o encontro, que acontece até amanhã (28), objetiva proporcionar um intercâmbio de experiências locais, nacionais e internacionais em torno da cultura da paz. Desse modo, visa promover os valores da cultura de paz, aprofundando a discussão com a sociedade civil no sentido de ampliar e se conectar com as Redes da Paz.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento a secretária de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC), Luiza de Fátima Amorim Oliveira; o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), coronel Antonio Roberto dos Santos Silva; o vice-reitor da UFMA, Antonio José Silva Oliveira; o diretor da Escola da Paz, Richard Pétris; a professora da UFMA, Vera Rolim Salles; e o professor da Uema, Christian Delon.

Também participaram do encontro estudantes, professores, representantes de instituições apoiadoras, entre as quais a Plan Brasil e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); membros de uma comitiva francesa, constituída por professores doutores da Universidade Pierre Mendès e da École de La Paix; e integrantes do Projeto Comunicapaz – que atende jovens, de 14 a 24 anos, moradores da Vila Embratel, trabalhando as diferentes formas de comunicação: vídeo, rádio, jornal, fotografia e web.

Coordenado pela professora Vera Salles, do Departamento de Comunicação Social da UFMA, e pelo professor Christian Delon, do Departamento de Ciências Sociais da Uema, o Projeto Comunicapaz é uma das razões da vinda da comitiva francesa a São Luís, uma vez que, durante o encontro, será consolidado um convênio de cooperação internacional entre a École de La Paix e a UFMA, resultado de negociações iniciadas em 2009 com o projeto de pesquisa “Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel”, conhecido como Comunicapaz.

Segundo a professora Vera Salles, o colóquio é mais uma iniciativa de combate à violência dentro e fora do Maranhão. Trata-se, portanto, de um momento de aprendizado e troca de conhecimentos entre todos os participantes sobre os problemas que ocorrem dentro do espaço da comunidade.

O primeiro dia de atividades do Colóquio Internacional de Cultura de Paz também foi marcado pela apresentação dos alunos do Curso de Música Licenciatura da Uema; e pela realização da mesa-redonda “O Trabalho Social e a cultura de paz”, composta por membros da comitiva francesa.