Aluna do CCA vence oitava edição do Prêmio Fapema

Por em 19 de novembro de 2012

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Cultura para o desenvolvimento sustentável do Maranhão”, o Prêmio Fapema 2012 teve como vencedora, na categoria Dissertação de Mestrado, a aluna Lidiane Soares Pereira, do Mestrado em Ciência Animal do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Sob a orientação da professora Francisca Neide Costa, diretora do CCA, a estudante apresentou o trabalho “Identificação de genes toxigênicos em estirpes de Staphylococcus aureus isoladas de leite cru refrigerado, leite pasteurizado e queijos provenientes de laticínios do Estado do Maranhão, Brasil”.

Para a realização da pesquisa, até então inédita no Maranhão, Lidiane Pereira analisou 40 amostras de leite cru refrigerado; 40, de leite pasteurizado; e 40, de queijos provenientes de quatro laticínios. Entre os resultados obtidos, foi verificada a contaminação de todas as amostras de leite cru; pouca incidência de contaminação do leite pasteurizado; e que 100% das amostras de queijo estavam fora dos padrões.

Em síntese, a pesquisa constatou que as amostras de leite dos quatro laticínios não possuíam qualidade higiênico-sanitária satisfatória, por apresentarem substâncias tóxicas com riscos à saúde pública, podendo provocar, entre outras coisas, náuseas, vômitos e cólicas nos consumidores.

Segundo a ganhadora, para além da satisfação de obter reconhecimento, gratificante mesmo é saber que seu trabalho contribuirá de alguma forma para o desenvolvimento do estado. “É a primeira vez que ganho um prêmio. Por isso a minha alegria. E nada seria possível sem a colaboração de várias pessoas, entre as quais a professora Francisca Neide e todos que fazem parte do Grupo de Estudos de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública da Uema”, agradeceu.

Para Francisca Neide, o fato de a pesquisa de sua orientanda ter sido contemplada é motivo de orgulho para todos da Universidade. “Afinal, este resultado mostra o nível de excelência da pesquisa realizada na Uema, que exerce um papel de grande relevância para a sociedade”, arrematou.

PREMIAÇÃO – A solenidade de entrega do Prêmio Fapema 2012 acontece na próxima sexta-feira (23), às 18h, no Hotel Luzeiros, em São Luís. No total, as premiações somam R$ 200 mil, destinados a 39 ganhadores, entre alunos, pesquisadores, inventores e empresários.

Promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o prêmio é uma forma de fazer com que a produção científica não fique restrita apenas ao meio acadêmico e chegue ao conhecimento da população.