Base Geodésica é inaugurada na UEMA

Por em 16 de novembro de 2012

Recentemente, foi realizada no auditório do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), a inauguração da Base Geodésia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Idealizado pelos professores do Curso de Engenharia Civil, Demerval Dias Ramos e Arnaldo Pinheiro de Azevedo, o projeto da Base Geodésica foi viabilizado por meio de uma parceria firmada entre a UEMA e a Alezi Teodolini – empresa do ramo de equipamentos topográficos.

Segundo o professor Arnaldo Pinheiro, tradicionalmente a comunidade acadêmica dos cursos de engenharia sempre sofreu pela ausência de tecnologia de ponta, como, por exemplo, a tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS). “Essa parceria veio em um momento oportuno, e, assim, com a utilização da tecnologia de ponta ofertada pela Alezi Teodolini, os alunos irão adquirir conhecimentos que melhor os posicionarão no competitivo mercado de trabalho”, ressaltou.

De acordo com Arnaldo Pinheiro, a base geodésica implantada na Uema, bastante sofisticada e moderna, possibilitará um levantamento de dados topográficos, em que o aluno poderá manipular essas informações em tempo real, devido ao uso de softwares avançados.

“Hoje temos condições de nos equiparar aos maiores centros de ensino e pesquisa tecnológica do país, porque temos equipamentos de última geração, um investimento avaliado em aproximadamente R$ 100 mil. Todo esse investimento foi feito empresa Alezi Teodolini, enquanto que a UEMA investiu em infraestrutura”, declarou.

Além de todo esse investimento, a empresa parceira da UEMA nesse empreendimento realizou um Workshop, nos últimos dias 08 e 09, com o objetivo de demonstrar a aplicação dessa tecnologia, bem como a utilização do software de topografia e geodésia, denominado DataGeosis.

Segundo o representante da Alezi Teodolini, o engenheiro Weber Neves, o DataGeosis permite, por exemplo, a coleta em campo de dados, bem como a manipulação dessas informações, que podem ser utilizadas para gerar cálculos geodésicos, nivelamento geométrico, visualização tridimensional do terreno, cálculos de volumes, mapas de declividade e projetos de platôs.