Comissão de Educação Ambiental visita área no Campus Paulo VI

Por em 14 de novembro de 2012

A Comissão de Educação Ambiental promoveu uma importante visita técnica, hoje (14), pela manhã, a uma área de vegetação, dentro do campus Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), próxima à comunidade Dom Ricardo, objetivando a criação e implantação de um projeto de recuperação do espaço degradado.

Participaram da visita a presidente da Comissão, Andréa de Araújo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Porfírio Guerra; o assessor da Reitoria, César Choairy; a diretora do Curso de Geografia; Karina Suzana Pinheiro; os professores Raimunda Fortes (Biologia/CECEN) e Paulo Catunga (CESI); o representante da Coordenadoria de Planejamento Físico da PROPLAN, Cristiano Evangelista e os alunos, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEMA.

De acordo com a professora Andréa, a proposta é fazer, de forma compartilhada, um levantamento do espaço para, em seguida, revitalizar a área e identificar as espécies no local, e criar um Banco de Germoplasma, que possibilite a recuperação vegetal. “Pretendemos fazer um projeto que contemple o mapeamento do uso e ocupação do solo, outro sobre a comunidade Dom Ricardo e, por fim, a recuperação da área”, informa Andréa.

O professor pesquisador, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI), Paulo Catunga, que foi convidado para participar e contribuir com o projeto, afirma: “Nós temos que dar um destino nobre para essa área dentro do campus da UEMA. A nossa intenção é harmonizar a mata nativa com um Banco de Germoplasma “in situ”, com árvores do Maranhão para a comunidade acadêmica e escolas da região poderem usar em suas pesquisas”, explica.

Já os estudantes acrescentam que também podem ajudar nessa iniciativa, oferecendo contribuições aos gestores e pesquisadores da instituição. “Nosso principal foco é envolver a sociedade, promover um espaço ecológico com espécies nativas da região e a urbanização da área, incluindo uma casa para os estudantes e, quem sabe, a implantação de um laboratório de educação ambiental”, disseram.

O projeto de revitalização da área degradada está sob a responsabilidade do CECEN, do CCA, do CCSA e do CESI, com o apoio da administração superior da universidade e do DCE.