Homenagem e reconhecimento marcam oitava edição do Prêmio Fapema


Por em 26 de novembro de 2012



Na noite da última sexta-feira (23), foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Fapema 2012, que este ano teve como tema “Ciência, Tecnologia e Cultura para o Desenvolvimento Sustentável do Maranhão”. O evento aconteceu no Hotel Luzeiros e foi presidido pelo vice-governador Washington Oliveira; pela secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra; e pelo presidente da Fundação, Antonio Luiz Amaral Pereira.

Na oportunidade, o vice-governador parabenizou os vencedores e os organizadores do Prêmio Fapema 2012, e reafirmou o compromisso do Governo Estadual com o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão.

Já o presidente da Fapema, Antonio Luiz Amaral Pereira, falou do objetivo do prêmio, que é um meio de incentivo à produção e à divulgação científica, para que o conhecimento não fique restrito apenas ao meio acadêmico e chegue à população em geral.

Presente à solenidade, também esteve o reitor José Augusto Silva Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que manifestou sua satisfação em estar participando de mais uma edição do Prêmio Fapema. “Reafirmo minha convicção já por diversas vezes demonstrada de que Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação são fundamentais para alcançarmos um desenvolvimento econômico e social sustentável”.

E, reconhecendo a importância do evento para a pesquisa desenvolvida no Maranhão, o reitor acrescentou: "Hoje, estamos aqui reunidos para falar de conhecimento, de ciência, de pesquisa e de jovens pesquisadores. Do homem e da natureza. O cientista que tem a sensibilidade para compreender o homem e a natureza é um líder".

O professor, concluindo sua fala, destacou: "Aqui se inicia um rito, o da premiação! A premiação àqueles que se sensibilizaram e adentraram no mundo da ciência, mundo compreendido não como centro sagrado que contemplamos e de que nos excluímos com temor e tremor, mas como universo da ação humana do qual devemos participar ativamente".

Outros representantes da Uema prestigiaram o evento, entre os quais a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro Carvalho; o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), William da Silva Cardoso; e os professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Alana Lislea de Sousa, Emanoel Gomes de Moura e Rita de Maria Seabra Nogueira de Candanedo Guerra,  que também é diretora Científica da Fapema.

Nesta oitava edição, as premiações do Prêmio Fapema somaram R$ 200 mil, destinados a 39 ganhadores, entre pesquisadores e orientadores. Lidiane Soares Pereira foi uma das vencedoras na categoria Dissertação de Mestrado, com o trabalho “Identificação de genes toxigênicos em estirpes de Staphylococcus aureus isoladas de leite cru refrigerado, leite pasteurizado e queijos provenientes de laticínios do Estado do Maranhão, Brasil”.

“É com muita alegria e satisfação que recebo este prêmio, resultado da colaboração de várias pessoas”, declarou Lidiane Pereira, aluna do Mestrado em Ciência Animal do CCA/Uema, referindo-se aos membros do Grupo de Estudos de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública da Uema, e à sua orientadora, Francisca Neide Costa, diretora do CCA, que na cerimônia de premiação foi representada pela professora Lúcia Maria Coelho Alves.

A solenidade do Prêmio Fapema 2012 também foi de homenagens a personalidades e instituições em reconhecimento a sua contribuição em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, com a entrega da placa de Honra ao Mérito Científico e Tecnológico para as secretárias de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, e da Cultura, Olga Simão, e para representantes da Eletronorte, Vale, Sebrae, Fiema, Senac e Senai.

A placa de Honra ao Mérito também foi entregue às quebradeiras de coco que fazem parte da União do Clube de Mães do Município de Itapecuru-Mirim, vencedoras do Prêmio Finep, na categoria Tecnologia Social, Região Nordeste, com o projeto “Padaria Comunitária com Aproveitamento do Mesocarpo de Babaçu”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Últimas Postagens