Iniciadas as atividades do Encontro ?A Filosofia no Universo Adolescente?

Por em 8 de novembro de 2012

Foram iniciadas ontem (7), as primeiras atividades que compõem a programação do Encontro “A Filosofia no Universo Adolescente”, realizado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, por meio da Diretoria do Curso de Filosofia. A noite, às 18h, ocorreu a abertura oficial do evento com a palestra do Prof.Dr. Cedric Tentel Nakasu, no auditório do UEMANET. As atividades acontecerão até a próxima sexta-feira (9).

No período da manhã, cerca de 375 participantes fizeram o credenciamento e receberam o material de apoio do Encontro e, na sequência, participaram dos minicursos: “A adolescência como formação para a cidadania na obra Emílio de Rousseau” (Prof. Bernardo Sakamoto); “A educação dos Jovens segundo Platão nas Leis e na República” (Profª. Rosa Aguilar) e “Cinema, Filosofia e Educação” (Prof. Anderson Bogéa). Ainda durante o credenciamento, vários integrantes chegavam de polos do Uemanet no interior do Maranhão para se inscrever e participar da segunda edição do Encontro.

O objetivo do evento é contribuir para a fala e reflexão sobre a adolescência e a filosofia inserida nessa natureza, além fazer com que os presentes percebam os elementos que compõem o universo em questão e relacionar com outros períodos da vida humana e comparar leituras filosóficas realizadas sobre o objeto em destaque.

A diretora do Curso de Filosofia, Leila Amun, fala sobre a expectativa para o Encontro. “É a melhor possível e esperamos que ela seja excedida. A programação foi preparada de forma a contemplar algumas questões relativas à educação de adolescentes a partir de uma perspectiva filosófica. Vamos ter desde a Antiguidade até oficinas de cinema, que é algo bem atual para que os professores passem a se inteirar mais sobre esse universo”.

Ela complementa que as atividades também transitarão por outras áreas, como psicologia, com a finalidade de enriquecer os conteúdos. Voltado para estudantes e professores de Filosofia, a organização do Encontro espera ter representatividade de todo o Maranhão através dos 31 polos que enviaram seus alunos, a exemplo da estudante do polo de Coelho Neto, Andrea Costa Nunes, que participa do evento pela 1ª vez.

“Como não participei do primeiro e tem muita gente de outros locais, a expectativa é muito boa para o que vamos aprender e conhecer, como os professores das videoaulas. Mas é muito boa essa vivência para enriquecer a nossa trajetória no curso a distância, que não é fácil e exige bastante do aluno. Profissionalmente vem agregando bastante, pois já trabalhava na educação infantil e fundamental há um tempo e com o curso estou partindo para o Ensino Médio”, revela Andrea Costa Nunes.

Confira a programação completa:

08:00 às 09:00hs
*Credenciamento
09:00 às 11:00hs
Minicursos:
* “A adolescência como formação para a cidadania na obra Emílio de Rousseau” – Prof. Bernardo Sakamoto
* “A educação dos Jovens segundo Platão nas Leis e na República” – Prof. Rosa Aguilar
* “Cinema, Filosofia e Educação”- Prof. Anderson Bogéa
Programação específica para tutores
* Prática Curricular – Profª Graça Neris
14:00 às 16:00hs
Minicurso
* “A adolescência como formação para a Cidadania no Emilio Rousseau” – Prof. Bernardo Sakamoto
* “A educação dos Jovens segundo Platão nas leis e na República” – Prof. Rosa Aguilar
* “Cinema, Filosofia e Educação” – Prof. Anderson Bogéa.
Programação específica para tutores
*Estágio _ Profª Ana Lucia Cunha Duarte, Profº Flávio Luiz de Castro Freitas e Profª Kênia Gomes Lopes
17:00 às 18:00hs
*Credenciamento
Noite
18:30 hs
Abertura oficial do evento
Palestra com o Prof Dr: CEDRIC TENTEL NAKASU

08:00hs às 10:00hs
Minicurso
* “A adolescência como formação para a cidadania no Emilio de Rousseau” _Prof. Bernardo Sakamoto
* “A educação dos jovens segundo Platão nas leis e na República” _ Rosa Aguilar
* “Cinema, Filosofia e educação” _Prof. Anderson Bogéa
10:00 às 10:20hs
Intervalo
Palestra "Aristóteles e o caráter do Jovem” com o Professor Bernardo Sakamoto
10:30 às 11:30hs
14:00 às 16:00hs
Palestra “O Uso de Aparelhos e Máquinas na Constituição da Imagem Humana Contemporânea” com o Prof. Celso Braida.
17:00 hs
Apresentação do Projeto Mora na Filosofia
Sorteio de brindes
Encerramento
Às 20:00hs

08:00 às 12:00hs
_Apresentação do Projeto Mora na Filosofia
14:00 às 15:00hs
Palestra:
_ “O universo dos Jovens e a Filosofia” com a Professora Rosa Aguilar.
15:00 às 19:00hs
_Apresentação do Projeto Mora na Filosofia