Iniciativas da Comissão de Educação Ambiental da UEMA são avaliadas em Workshop

Por em 23 de novembro de 2012

Durante todo o dia de hoje (23), acontece, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), as atividades do II Workshop em Educação Ambiental na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Com a temática “A integração de práticas e produções em educação ambiental na UEMA”, o evento objetiva socializar as ações e iniciativas científicas voltadas à preservação e à conversação do meio ambiente no ano de 2012, visto que este ano foi denominado Ano da Educação Ambiental (AEA) na UEMA.

A abertura oficial do Workshop foi realizada nesta manhã, e contou com a participação do reitor José Augusto Silva Oliveira; da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Vânia Lourdes Ferreira; da diretora do Cecen e presidente da Comissão do AEA, Andréa de Araújo; do diretor do Centro de Ciências Tecnológicas, Jorge de Jesus Passinho; do gerente do Núcleo Geoambiental (Nugeo), Jucivan Ribeiro Lopes; da professora Zafira da Silva de Almeida; e do representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rômulo Diego dos Santos.

Na oportunidade, o reitor José Augusto Oliveira ressaltou a postura louvável da Comissão de Educação Ambiental, demonstrando o compromisso da UEMA com a criação de políticas públicas efetivas voltadas ao meio ambiente. Segundo ele, “A Universidade não poderia se furtar da responsabilidade e do dever de criar e implementar políticas eficazes voltadas ao desenvolvimento sustentável”, asseverou o reitor.

O professor José Augusto deu ênfase ao importante processo de gestação dessas políticas concretizadas por intermédio de diálogos promissores, travados pelos diferentes atores que integram a comunidade acadêmica.

De acordo com a presidente da Comissão do AEA, Andréa de Araújo, o Workshop, em sua 2º edição, tem o intuito de socializar com a comunidade acadêmica os resultados e avanços das pesquisas e discussões realizadas durante todo esse ano na UEMA. “É um momento de aglutinar as informações e divulgar as iniciativas do AEA realizadas na Universidade.

A professora fez uma avaliação dos trabalhos realizados pela Comissão, destacando que, “atualmente, é necessária a internalização de políticas voltadas à preservação do meio ambiente, e, para isso, é fundamental que a comunidade acadêmica esteja sensível quanto a essa necessidade, amparada por legislação federal”, afirmou.

Ainda no turno matutino, foi realizada a mesa-redonda “Integrando o Conhecimento Científico da UEMA: exposições orais dos projetos Pibic e Pibex 2012/2013. Foram divulgadas pesquisas (concluídas ou em fase de desenvolvimento) dentro da temática proposta.