Médicos Veterinários fazem demonstração prática da avaliação cardiológica em cães na Uema


Por em 30 de novembro de 2012



A demonstração aconteceu na tarde desta sexta-feira (30), como parte das atividades do ‘Curso de Interpretação de Exames na Clínica Veterinária’, realizado no auditório do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Voltado para acadêmicos e profissionais da área, o curso teórico e prático, que será encerrado amanhã (01), está sendo ministrado pelos professores da Uema, Daniel Praseres Chaves e José Ribamar da Silva Júnior; e pelo médico vetérinário convidado, doutor Radamhés Monroe, que trabalha com diagnóstico por imagem.

Segundo o professor Daniel Chaves, todos os animais, especialmente aqueles acima de 7 anos de idade, deveriam ser submetidos a uma avaliação de rotina uma vez por ano. “São de grande importância o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes cardiopatas para que o veterinário possa instituir o tratamento e oferecer condições que garantam a qualidade de vida destes animais”, justificou.  

A demonstração realizada nesta tarde foi feita por meio do Ecodopplercardiograma, que é um exame de diagnóstico não invasivo, baseado no uso do ultrassom, para avaliar a anatomia, morfologia, função cardíaca e fluxos sanguíneos através das valvas e vasos. Ele auxilia de maneira decisiva no diagnóstico e tratamento das cardiopatias na Clínica de Pequenos Animais.

O médico veternário Daniel Chaves explicou ainda que o exame é indicado para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com sopro cardíaco, síncope, falta de ar, insuficiência cardíaca, doenças valvares, doenças do músculo cardíaco, anomalias congênitas, avaliação pré-operatória e monitorização de pacientes submetidos a tratamentos quimioterápicos.

Para os proprietários de animais de companhia fica o alerta: “os principais sinais de alterações cardiovasculares em cães e gatos são tosse (na maioria das vezes semelhante a engasgos); cansaço fácil; respiração acelerada ou falta de ar; língua azulada; desmaios; fraqueza e perda de peso. Observando qualquer um desses, procure imediatamente um médico veterinário”, recomendou o professor Daniel. 



Últimas Postagens