Professor da Uema faz pesquisa e realiza palestras na Europa

Por em 24 de novembro de 2012

O professor do Curso de História, do Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, do CCSA, e coordenador científico pedagógico do Programa Darcy Ribeiro, José Henrique de Paula Borralho, foi bastante aplaudido na Universidade de Trieste, Itália.

Henrique Borralho está na Europa para a realização de uma pesquisa sobre circulação, posse e comércio de livros entre Portugal e Brasil (1820-1840), projeto aprovado pelo CNPQ e coordenado pelo professor Marcelo Cheche Galves.  Além disso, Borralho ministrou três palestras sobre o crescimento econômico brasileiro e as questões sociais no país, nas Universidades de Brescia, Trieste e Gênova, na Itália.

Correlacionando o momento econômico, porque passa o Brasil, e a crise econômica em países como Portugal, Espanha, Grécia e Itália, o professor fez uma critica sobre a sociedade de consumo e apontou a disparidade entre crescimento econômico brasileiro e seus índices sociais de desenvolvimento.

Questionado acerca das contradições sociais brasileiras, o professor apontou os elementos de crise da redução do estado na Europa, o avanço do capital e os perigos da sociedade de consumo.