Professora da UEMA e da USP se encontram em São Paulo para discutir pesquisa

Por em 5 de novembro de 2012

O encontro aconteceu em São Paulo para definir a estrutura de uma pesquisa conjunta sobre “Fontes Alternativas de Energia em Ilhas Urbanizadas”, tendo por objeto o estudo aplicado à cidade na Ilha de São Luís. A pesquisa está sendo programada para acontecer durante o ano de 2013.

A professora Barbara Prado, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, que é graduada Arquiteta Urbanista pela FAU Braz Cubas, Mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE e doutora em Urbanismo pela UFRJ, em sua tese de doutorado estudou os efeitos da urbanização na paisagem das ilhas (96 ilhas) e analisou teoricamente tais efeitos na Ilha de São Luís.

A professora Eliane Faria Amaral Fadigas, é doutora e mestre em Engenharia Elétrica pela USP e graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão. É hoje é titular da Escola Politécnica da USP, no Departamento de Energia e Automação Elétricas, onde leciona e pesquisa sobre Fontes Alternativas de Energia.

Na ocasião do encontro, ambas trocaram publicações de suas próprias autorias. A professora Barbara Prado entregou o livro em que apresenta seu capitulo de tese, Aspectos Urbanísticos de São Luis: uma abordagem multidisciplinar, que faz parte da Série 400 Anos de São Luís, da Editora UEMA, e recebeu de presente o livro de autoria da professora Eliane Amaral, “Energia Eólica” da Série Sustentabilidade da Editora Manole. “Este livro foi premiado, por antecipação, na edição do 54º Prêmio Jabuti, recebendo a segunda colocação na categoria Ciências Naturais. A Cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de novembro de 2012, na Sala São Paulo, na capital paulistana”, informa a professora Bárbara.