Professora do CESC-UEMA defende tese na UERJ

Por em 27 de novembro de 2012

A professora do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), Marinalva Aguiar Teixeira Rocha, defendeu esta semana sua tese de mestrado em Língua Portuguesa, realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, com o título “Aspectos linguístico-expressivos dos contos de Ana Maria Machado e das poesias de José Paulo Paes como motivação para a leitura”.

A Banca Examinadora foi composta pelos professores doutores Joseane Maia  (CESC-UEMA); Maria Teresa Gonçalves Pereira-Orientadora (Instituto de Letras-UERJ); e Helênio Fonseca de Oliveira (Instituto de Letras-UERJ).

Conforme explica a professora Joseane, a banca considerou a temática bastante relevante, bem como o referencial teórico adequado para o objetivo proposto, que foi discutir questões referentes à expressividade em textos literários e observar a riqueza de suas múltiplas possibilidades de construção estética que contribuem para promover o prazer de ler.

Para ela, o trabalho propõe, ainda, alternativa pedagógica, de caráter produtivo para o ensino de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, aspecto considerado pela banca como da maior importância.