Professoras do Cesba concluem Minter em Língua Portuguesa

Por em 30 de novembro de 2012

As professoras do Centro de Estudos Superiores de Balsas (Cesba), Marta Helena Facco Piovesan e Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, concluíram, recentemente, o Mestrado Interinstitucional em Língua Portuguesa, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sob a orientação da professora doutora Darcilia Marindir Pinto Simões, do Instituto de Letras da UERJ, Marta Helena Facco Piovesan defendeu a dissertação intitulada ‘Era uma Vez… Contos, Romances, Poemas: Um Tesouro Linguístico’ – trabalho este que objetiva promover a exploração do texto literário como meio de aquisição/desenvolvimento do domínio linguístico e apresentar uma perspectiva de aprendizagem de língua e literatura como processo indissociável, que se realiza na interação dos sujeitos com diferentes textos.

Segundo Marta Piovesan, “o estudo também objetiva promover uma reflexão que possa melhorar as práticas quotidianas do ensino da língua e fornecer subsídios teóricos e práticos aos professores de Língua Portuguesa e Literatura visando a ampliar opções para o preparo e realização de aulas de leitura e escrita”, explicou.

Por sua vez, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner defendeu a dissertação intitulada ‘Uma ideia toda azul: as figuras de linguagem como recursos linguístico-expressivos’, realizada sob a orientação da professora doutora Maria Teresa Gonçalves Pereira, que também é do Instituto de Letras da UERJ.

O trabalho de Laíra de Cássia Maldaner é um estudo sobre a expressividade dos contos de fadas da obra Uma ideia toda azul, de Marina Colasanti. A escolha dessa obra foi motivada pelo fato de a pesquisadora considerá-la bastante inovadora e interessante, composta por textos curtos, valorizando o fantástico e pelos desfechos de seus contos, diferentes dos tradicionais.

“Trabalhando com reis, rainhas, príncipes, princesas e unicórnios, Marina Colasanti utiliza figuras de linguagem que valorizam o texto, tornando cada vez mais encantador e instigante o seu bordado de palavras. Na minha dissertação, busco descrever e analisar as figuras mais produtivas: metáfora, personificação, hipérbole, sinestesia e eufemismo”, disse Laíra de Cássia Maldaner.

As duas defesas aconteceram na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ao final do Programa de Mestrado Interinstitucional em Língua Portuguesa, a Uema será contemplada com mais 18 mestres que estarão contribuindo para fazer da Universidade uma instituição de qualidade.