Reitor e professor da Uema recebem medalhas na festa do bicentenário de nascimento do jornalista João Lisboa

Por em 30 de novembro de 2012

A Academia Maranhense de Letras (AML), na noite de ontem (29), prestou mais uma homenagem ao escritor, jornalista e historiador João Francisco Lisboa (1812-1863), pelo bicentenário de seu nascimento. A solenidade aconteceu na sede da Academia, onde também houve a entrega de medalhas a diversas personalidades, entre as quais o reitor José Augusto Silva Oliveira e o professor Frederico Brunet.

A reunião na AML foi antecedida por uma cerimônia no Largo do Carmo, às 17h, com a colocação de uma placa na base da estátua do jornalista. Na ocasião, convidados e traseuntes da praça que leva o nome do homenageado testemunharam o descerramento da placa que dará mais visibilidade à imagem do ilustre maranhense.

Já na Academia, uma sessão solene foi presidida pelo presidente da AML, Benedito Buzar, que em sua fala destacou que a Academia Maranhense de Letras não poderia deixar passar em branco o bicentenário de João Lisboa, tendo em vista a sua contribuição e o que ele representa para literatura do país. Em seguida, o acadêmico Sálvio Dino proferiu uma palestra sobre a vida e obra de João Lisboa, e só então aconteceu a entrega de medalhas para dezenas de agraciados.

Para o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, é uma honra ser contemplado, entre tantas personalidades do Maranhão, com esta medalha. “Sinto-me extremamente feliz em receber esta medalha, que credito ao trabalho que estamos desenvolvendo na Universidade Estadual do Maranhão e, de certa maneira, divido esse momento com todos os professores, servidores e alunos da nossa instituição”, declarou.

O professor Frederico Brunet, do Curso de Aquitetura e Urbanismo da Uema, também se declarou honrado, pois, uma medalha dessa, segundo ele, é o reconhecimento de todo um trabalho realizado ao longo dos anos. “Por isso mesmo, recebê-la também é uma responsabilidade, e implica compreender o papel da universidade e de seus professores no cenário da cultura maranhense”, explicou.

Ainda foram agraciados com a medalha os ex-professores da Uema, Francisco Marialva Mont'Alverne Frota, Maria de Lourdes Lacroix Telma Bonifácio.

Outros representantes da Uema também prestigiaram a solenidade realizada na Academia Maranhense de Letras, entre os quais o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro de Carvalho; e o chefe de gabinete da Reitoria, Raimundo de Oliveira Rocha Filho.

Como parte das comemorações ao bicentenário de João Lisboa, a noite de ontem também foi marcada pelo relançamento das obras João Francisco Lisboa, O Timon Maranhense (Edições do Senado Federal/2012) e Notícias Acerca da Vida e Obras de João Francisco Lisboa (Edições AML/2012).