Secretário de Educação estuda formar parcerias com o Darcy Ribeiro da UEMA

Por em 29 de novembro de 2012

Na noite dessa quarta, 28, o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes recebeu o reitor José Augusto Oliveira e a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, para debater sobre a educação básica do estado.

Recém-empossado, Pedro Fernandes mostrou interesse em firmar parcerias entre a Secretaria de Educação e a Universidade Estadual do Maranhão. Assim, o professor José Augusto, e a professora Andrea Azevedo Cutrim, apresentaram a estrutura do Programa Darcy Ribeiro, que foi desenvolvido pela UEMA para a ampliação do ensino superior no interior do estado, mediante a implantação de cursos de licenciatura – com prioridade para as áreas de natureza, matemática e suas tecnologias.

Pedro Fernandes afirmou que a formação de docentes para a educação básica, no modelo desenvolvido pelo Programa, é fundamental para elevar a qualidade educacional do Maranhão. “Futuras parcerias entre a Seduc e a UEMA serão primordiais para melhorar o ensino no estado”, disse o secretário.

Para o reitor José Augusto, as universidades têm que contribuir com o ensino básico do estado. “Não podemos nos furtar desse compromisso para com a educação básica do Maranhão. E o Darcy Ribeiro é um exemplo claro disso. Com o Programa, iremos formar mais de 4.700 professores de Química, Física, Biologia, Matemática, História e Letras, em 186 municípios”, destacou José Augusto.

Hoje o Darcy Ribeiro é o segundo maior programa de formação de professores do país. Os cursos oferecidos pelo Programa são presenciais e em períodos letivos regulares, com duração de três anos e meio.

Segundo a coordenadora do Programa, Andrea Azevedo Cutrim, o Darcy Ribeiro foi desenvolvido para atender as demandas diagnosticadas nos sistemas de ensino estadual e municipais. E, priorizar a qualidade do ensino no Programa foi fundamental para que esse processo tenha o objetivo alcançado: melhorar a educação pública do estado do Maranhão .

“O Darcy Ribeiro possui materiais didáticos de alta qualidade, além de laboratórios equipados com instrumentos educacionais adquiridos por empresa de referência internacional em equipamentos de Física, Química, Matemática e Biologia. Nossos alunos estão tendo uma formação de qualidade e, por conseguinte, poderão contribuir de maneira muito positiva para a educação básica do Maranhão”, ressaltou Andrea.

A reunião também contou com a presença da coordenadora acadêmica do Programa, Antonia Oliveira e do coordenador pedagógico, Henrique Borralho.

“Estou muito orgulhoso de saber que a Universidade Estadual possui um Programa de formação de professores com esse grau de excelência. Esse modelo de gestão deve ser priorizado e servir como exemplo para todo o país”, conclui Pedro Fernandes.

Na próxima semana, o Secretário de Estado da Educação terá uma nova reunião com o Reitor José Augusto e com a coordenação do Programa Darcy Ribeiro.