Semana de Engenharia da Computação tem início na UEMA

Por em 20 de novembro de 2012

Com o tema “O papel da Engenharia da Computação no atual cenário econômico e tecnológico do Maranhão”, teve início ontem (19), à noite, no auditório do UEMANET, a IV Semana Acadêmica de Engenharia da Computação, sob a coordenação do Curso e do Diretório Acadêmico de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Na solenidade de abertura estiveram presentes o pró-reitor de Administração, Walter Canales, representando a reitoria da universidade; o diretor do Curso de Engenharia da Computação, Reinaldo de Jesus da Silva; a coordenadora de assistência ao estudante, Cintia Reis, representando a PROEXAE; o professor Fernando Demétrios, da Graduação e da Pós-Graduação da Engenharia da Computação; o representante do Diretório Acadêmico, Joel Batista Santos; professores e alunos.

Na sua fala, o professor Walter Canales, parabenizou os estudantes pela iniciativa e ressaltou a importância do evento no crescimento intelectual e pedagógico dos alunos. “Este é um curso novo, mas audacioso, a prova disso são os consistentes projetos criados, como é o caso do Mestrado em Engenharia da Computação”, disse.

A conferência inicial foi ministrada pelo professor, Gesiel Rios, também da Engenharia da Computação, que fez questão de frisar: “Destaco em minha palestra que não se deve construir um código. Isso significa a ideia da inversão de valores, que é a parir dos conceitos errados, que construímos os conceitos corretos”, classificou.

Para o professor Reinaldo Silva, estas atividades permitirão que profissionais, professores e estudantes, das áreas de engenharia da computação e afins, compartilhem e discutam suas pesquisas como forma de atualização de conceitos e tecnologias em computação, automação e controle, telecomunicação e telemática, através de minicursos, Stands, palestras e sessões de posters.

A semana, que se encerra na próxima sexta-feira (23), visa, sobretudo, promover debates de temas emergentes e relevantes à área da engenharia da computação, em específico aqueles que possam nortear o ensino, a pesquisa e a extensão, tanto para a universidade, como para a sociedade.

O evento traz discussões como desenvolvimento de Websites, robótica aplicada, tecnologias para ensino à distância no UEMANET, bioinformática, dentre outros, visando sempre a aplicação desse conhecimento nas empresas da região maranhense, de forma a estimular a parceria com a academia, fomentando, assim, a inovação tecnológica e a inclusão social.