Tem início Ciclo de Debates sobre sistemas de Cotas no CCSA

Por em 19 de novembro de 2012

“Sistemas de Cotas Raciais nas Universidades Públicas”. Esta foi a temática de discussão que marcou, nesta manhã (19), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a abertura oficial do Ciclo de Debates sobre questões sociopolíticas locais.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro de Carvalho; o chefe do Departamento do Curso de Ciências Sociais, Protázio Cezar dos Santos, além de professores e alunos da instituição.

Oportunamente, o professor José Antônio Ribeiro afirmou que os debates acerca de questões sociopolíticas no Maranhão são fundamentalmente importantes, uma vez que envolvem assuntos proeminentes e, em sua maioria, controversos.

“A UEMA não pode adotar uma postura de indiferença diante dessas temáticas contemporâneas e plurais, e tampouco se distanciar dessa articulação em termos de análise. Precisamos discutir essas questões que permeiam nossas relações sociais, estabelecendo, desse modo, uma adequada interlocução com a sociedade maranhense”, asseverou.

Para discutir acerca da política da implementação dos sistemas de cotas raciais nas universidades públicas, foram convidados para participar da mesa redonda o professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Carlos Benedito Rodrigues da Silva; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; a representante da Secretaria de Igualdade Racial, Jacinta Maria dos Santos, e a professora do Departamento de Ciências Sociais (UEMA), Zulene Muniz Barbosa.

Na ocasião, os participantes da mesa redonda enfatizaram a herança histórica de discriminação socioeconômica e política sofrida pelos negros no processo de colonização do país, bem como as atuais consequências do período escravocrata brasileiro.

“Apesar de a população negra representar 51% da população total do país, é possível perceber claramente, por meio de estatísticas empíricas, que esse segmento social não está bem representado nas instâncias de decisões políticas no Brasil”, ressaltou o professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva.

Quanto à implementação do sistema de ações afirmativas na UEMA, a pró-reitora de Graduação Maria Auxiliadora  afirmou que essa política de ações compensatórias foi feita por determinação da Lei de Nº 9.295/10.

Após a exposição dos palestrantes, houve uma acirrada discussão entre alunos e professores, explicitando a controvérsia que permeia a temática em análise.

Acompanhe abaixo as atividades programadas no ciclo de debates:

Dia 20 – “Violência local: crise das sociabilidades”.

Dia 27 – Processo eleitoral local.