UEMA finaliza 1ª etapa do PAES 2013

Por em 11 de novembro de 2012

Com tranquilidade e segurança, foi finalizada pontualmente às 18h de hoje, a 1ª etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2013) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), nas modalidades presencial e a distância.

Neste primeiro momento, a Comissão de Vestibular da Pró-Reitoria de Graduação (PROG) contabilizou um total de 5.842 candidatos faltosos neste seletivo, desses 2.563 em São Luís, e 3.279 nos demais campi do continente. O que corresponde a um percentual de 18, 53% da soma geral de 31.524 inscritos.

Para o reitor José Augusto Oliveira, que acompanhou, neste domingo, no Campus Paulo VI, as atividades do PAES, a UEMA finaliza a primeira etapa do processo com o sucesso esperado, reafirmando a experiência já acumulada pela universidade, na realização de suas provas. Conforme ele exlica, isso se deve à competência dos profissionais, professores e servidores, que vêm conduzindo a DOCV/PROG nos últimos anos, na organização e execução do seletivo para ingresso nos diferentes cursos e campi da instituição no Maranhão. "Este é um concurso amplo e abrangente pelas características diferenciadas da UEMA em ser uma universidade, hoje, extremamente interiorizada, fato evidencido por 70% das vagas oferecidas nos diversos municípios do estado", esclarece o professor.

Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, a 1ª etapa do PAES transcorreu com normalidade. “As atividades aconteceram com tranquilidade, conforme havíamos planejado, não houve transtornos”, destacou.

Quanto às normas de segurança adotadas para a realização dessa etapa do certame, a professora comentou que “em função de uma parceria bem articulada e solidificada entre a UEMA e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão, todas as providências cabíveis foram tomadas para que não houvesse espaço para fraude, garantindo, desse modo, a legitimidade do processo seletivo”, afirmou.

“Contamos com o apoio efetivo do serviço de inteligência das polícias militar e civil do Estado, que iniciaram suas atividades em um momento anterior à realização das provas”, acrescentou a pró-reitora.

A candidata ao Curso de Medicina Bacharelado, Ângela Medeiros, afirmou que a prova estava muito bem estruturada, e, quanto ao conteúdo, às questões estavam bem distribuídas, relacionadas à primeira, segunda e terceira séries do ensino médio, o que para ela foi muito interessante. A candidata, ao fazer uma avaliação do esquema de segurança do PAES 2013, considerou que estava adequado.

Nesta edição do PAES, são ofertadas 4.595 vagas, sendo 1.911 para o primeiro semestre letivo e 2.684 para o segundo semestre. Estão inscritos 31.524 candidatos, dos quais 16.190 foram isentos da taxa de inscrição. Em São Luís, 14.183 pessoas se inscreveram. Seguidos pelos campi de Imperatriz, com 4.031, Caxias, com 2.595 e Bacabal, com 1.903.

Os cursos mais concorridos são Medicina Bacharelado (Caxias), Direito Bacharelado e Engenharia Civil Bacharelado (ambos em São Luís).

Nessa 1ª etapa, as provas foram aplicadas nas cidades de São Luís, Pinheiro, Imperatriz, Santa Inês, Barra do Corda, Caxias, Bacabal, Balsas, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto e Codó.

Quanto à 2ª etapa do certame, que será realizada no dia 16 de dezembro, a pró-reitora Maria Auxiliadora asseverou que a segurança será reforçada, uma vez que estatisticamente os índices apontam que os riscos de fraude são maiores.

Mais informações sobre o PAES 2013 podem ser obtidas no endereço eletrônico www.uema.br, no link Processos Seletivos.