UEMA planeja 52º Fórum em reunião com secretário executivo da ABRUEM


Por em 8 de novembro de 2012



 

Ontem (7), o reitor José Augusto reuniu com o secretário executivo da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Carlos Roberto Ferreira, no Hotel Ponta D’Areia, e hoje (8), à tarde na sala de reunião da reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Campus Paulo VI, para discutir os primeiros passos do 52º Fórum Nacional de Reitores, que será sediado em São Luís, no período de 17 a 20 de abril de 2013, com realização da ABRUEM em parceria com a UEMA.

Participaram da reunião, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; a coordenadora do Fórum, Maura Cléia de Araújo, os pró-reitores de Administração, Walter Canales; de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra; e de Planejamento, Antonio Pereira; bem como a assessora chefe da reitoria, Euda Batista; o chefe de Gabinete, Raimundo Rocha; o coordenador geral do UEMANET, Roberto Serra; professores, assessores e convidados.

O planejamento do 52º Fórum, que nesta edição traz como tema sugestivo "Formação de pessoal qualificado para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do País: o urgente desafio das universidades brasileiras"segundo os organizadores, é de fundamental importância iniciar com um tempo de antecedência, pois será melhor preparado. A pesar de ainda faltar aproximadamente seis meses, há muita coisa a ser feita para concluir um evento de tamanha envergadura, e com perspectiva de receber gestores de grandes reconhecimentos como são os reitores, vice-reitores, pró-reitores, assessores das diversas universidades brasileiras e pesquisadores, além de representantes do segmento político.

Com um público estimado em 150 participantes, este Fórum visa promover o debate e proporcionar um espaço de discussão em que os reitores e representantes de universidades estaduais e municipais filiadas à Abruem troquem informações e experiências, discutam e aprofundem temas da agenda do ensino superior e decidam sobre ações de interesse comum.

A ABRUEM, atualmente, congrega 40 universidades em 22 estados e conta com uma população de aproximadamente 700 mil alunos regularmente matriculados. As IES associadas da ABRUEM, em sua grande maioria, estão concentradas no interior do País, facilitando o acesso da população regional à formação superior, oferecendo um leque de cursos de graduação e garantindo um número expressivo de vagas na formação de docentes para o ensino básico.

A qualificação do corpo docente das universidades ligadas a ABRUEM é bastante avançado. A estatística mostra que 44% deles são doutores, 31% são mestres, 21% são especialista, e apenas 4% são graduados. Com isso, a Associação, em um futuro próximo, pretende alcançar como meta, maior participação em programas do Governo Federal, participação em todos os editais dos órgãos federais de apoio à pesquisa e investimentos nas IES públicas brasileiras e, por fim, proporcionar às suas filiadas, oportunidades de estabelecer convênios, acordos de cooperação, intercâmbios culturais e mobilidade acadêmica.

O investimento em Programas de Pós-Graduação “Stricto Sensu” é bastante significativo no quadro da ABRUEM. Constam 788 mestrados acadêmicos, 23 mestrados profissionais, 521 doutorados, e 111.290 alunos.

Reuni
</p>

        <hr>
        <br>

        <ul class=

  • Compartilhar:
  • Últimas Postagens