Uema realiza eventos sobre cadeia produtiva do arroz

Por em 28 de novembro de 2012

O primeiro dos dois encontros é o “Workshop Estratégias para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Arroz no Maranhão”, a ser realizado no dia 06 de dezembro, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), localizado no Campus Paulo VI.

Sob a coordenação do professor do Departamento de Economia Rural da Uema, Luciano Cavalcante Muniz, o evento, que tem como público-alvo atores da cadeia produtiva do arroz, contará com a participação de representantes de instituições locais; da Embrapa Arroz e Feijão, de Goiás; e da Embrapa Meio Norte, do Piauí.

Realizado nos períodos da manhã e tarde, “o workshop objetiva apresentar um diagnóstico da orizicultura maranhense, visando obter sugestões de ações e atividades que possam promover o desenvolvimento da cadeia produtiva”, explica Luciano Muniz.

Também sob a coordenação do professor Luciano Muniz foi elaborado e aprovado, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), um projeto para a realização do “I Workshop de Valorização e Inovação da Cadeia Produtiva do Arroz do Maranhão” – evento de caráter nacional previsto para o mês de maio de 2013, na Uema.

Destinado a pesquisadores, professores universitários, extensionistas, fiscais agropecuários, alunos de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias, este segundo encontro pretende promover o intercâmbio entre profissionais e pesquisadores do Maranhão e de outros estados; incrementar a pesquisa na rizicultura; difundir conhecimentos e tecnologias; e discutir a realidade regional da cultura.

Colaboraram para a aprovação do projeto Joseane Rodrigues de Souza, pesquisadora de Desenvolvimento Científico Regional (FapemaCNPq), da Universidade Federal do Maranhão – Campus de Chapadinha; Ilka South de Lima Cantanhêde, coordenadora do Doutorado em Ciência Animal, Programa Dinter entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e IFMA – Campus Maracanã; e Carlos Magri Ferreira, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão.

Entre os apoiadores da Uema na promoção dos workshops também se encontram o Governo do Estado do Maranhão; a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagrima); as secretarias dos municípios produtores de arroz; a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP); a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED); e a Rede de Transferência de Tecnologia da Cadeia Produtiva do Arroz no Brasil (Rede Brasil Arroz).

Para mais informações sobre os dois eventos, contate a Secretaria de Transferência de Tecnologia, através do telefone (98) 3878-2202 e do e-mail chtt.cpacp@embrapa.br; e o professor Luciano Cavalcante Muniz, (98) 9993-3296, luciano‐muniz@uol.com.br.