UEMA realizará abertura da IV Semana de Engenharia da Computação

Por em 14 de novembro de 2012

Começa segunda-feira (19), no auditório do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), a IV Semana Acadêmica de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Nesta edição, a Semana traz como temática de discussão “O papel da Engenharia da Computação no atual cenário econômico e tecnológico do Maranhão”. E objetiva promover debates atuais e relevantes à área da engenharia da computação, especialmente aqueles que norteiam o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.

Na solenidade de abertura, que acontecerá às 18h30, estará presente o professor do Departamento de Engenharia da Computação da UEMA, Gesiel Rios, ministrando a palestra “Como construir um sistema cheio de erros”.

A programação da Semana, que se estende até o dia (23), está composta por atividades como: palestras, minicursos e sessões técnicas. O evento contará também com a participação de profissionais, professores e estudantes das áreas de engenharia da computação e afins, que irão discutir suas pesquisas, bem como debater sobre o atual contexto maranhense das tecnologias em computação, automação e controle, telecomunicação e telemática.

Entre os palestrantes, marcará presença o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edilson Arruda, ministrando a palestra “Processo de Markov: aspectos técnicos e modelagem de problemas reais”.

Conforme a programação, o dia 20 será dedicado ao Ubundtu Install Day, em que será apresentado a nova versão do sistema operacional Ubuntu.