UEMA realizará neste sábado aula inaugural de cinco novos cursos técnicos a distância

Por em 22 de novembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realiza no próximo sábado (24), às 9h, no auditório da FIEMA, a aula inaugural de mais cinco novos cursos técnicos, modalidade a distância, da Rede e-TEC Brasil: Meteorologia, Manutenção Automotiva, Controle Ambiental, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, totalizando quase mil alunos somente no polo São Luís.

O evento será transmitido por videoconferência para os 18 polos que ofertam os cursos técnicos: São Luís, Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar e Timon.

Na aula inaugural, estarão presentes autoridades estaduais e municipais, além de alunos, tutores, professores e coordenadores de curso e dos Polos de Apoio Presencial do e-Tec/Uemanet.

"Implantamos 13 cursos técnicos e já iniciaram oito cursos e agora, no segundo semestre, iniciarão mais cinco. Com certeza, os cursos vão contribuir para a superação dos déficits educacionais voltados para o mercado de trabalho", disse o coordenador geral do UemaNet, Antonio Roberto Serra.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão, Rosane Guerra, a implantação dos cursos técnicos significa um grande momento de oportunidades e valorização do jovem e adulto. “O Maranhão passa por uma efervescência de oportunidades e a preocupação do Governo do Estado é que com essa quantidade de grandes empreendimentos, que estão se instalando em nosso Estado, se beneficiarão muitos maranhenses com a geração de empregos para os jovens e adultos, que terão a oportunidade de participar do mercado de trabalho”, destacou.

A aula inaugural será ministrada pelo Diretor Técnico do Sebrae, José Ribamar da Silva Moraes, que falará sobre "Empreendedorismo Individual".

O palestrante

Formado em Administração de Empresas, José de Ribamar Silva Morais também é professor da Universidade Estadual do Maranhão e acumula várias graduações e especializações em sua área de atuação. Integrante do corpo técnico do Sebrae/MA, já passou por inúmeros cargos gerenciais, de coordenação, assessoramento e supervisão no Sebrae/MA, em todas as áreas do universo operacional da casa – mercado, desenvolvimento territorial, comércio exterior, associativismo, assessoramento superior, gerência operacional, supervisão de agências, desenvolvimento setorial, atendimento individual, planejamento, gestão de projetos, etc.