Uema realizou abertura do 15º ENAST

Por em 17 de novembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na tarde de ontem (16), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Praia Grande, a XV edição do Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), o maior evento da astronomia profissional e amador do país.

Participaram da solenidade de abertura a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andrea de Araújo, representando o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o diretor do Curso de Física da Uema, Fernando Mouchereck; o coordenador do Observatório Astronômico da Física/Uema, Francisco Alexandrino Barbosa; o diretor do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sergio Luís de Araújo Brenha, representando o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o representante do Conselho do ENAST, Naelton Mendes de Araújo; o fundador da Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA), o jornalista e poeta Paulo Melo de Sousa, e o anfitrião do evento, Manuel Ricardo Costa.

Na oportunidade, o fundador da SAMA, Paulo Melo de Sousa, proferiu a palestra “Ecologia Cósmica” aos presentes.

Com a temática "Maranhão: a janela brasileira para o espaço", o encontro objetiva congregar astrônomos com o intuito de discutir o atual momento da produção de conhecimento nesse campo científico. Para isso, serão oferecidas como atividades oficinas, exposições, palestras, minicursos, apresentações orais e painéis.

O 15º ENAST teve início na manha de ontem (16), com a apresentação de vídeos da SAMA/GEAST, minicursos e comunicações orais.

O evento, que se estende até amanhã (18), conta com a participação da professora doutora Maria Elizabeth Zucolotto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que fará a exposição de meteoritos do Museu Nacional, expondo pela primeira vez esses objetos extraterrestres.

Veja Programação anexa.

• Últimas Postagens