Violência local é tema de discussão no CCSA

Por em 20 de novembro de 2012

Dando continuidade às atividades programadas do Ciclo de Debates sobre questões políticas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), foi realizada, nesta manhã (20), a mesa redonda intitulada “Violência local: crise das sociabilidades”.

Contando com participação expressiva de professores, acadêmicos e com representantes da Polícia Militar do Maranhão, o evento, que acontece no auditório do CCSA, tem o intuito de ser um espaço de reflexão para se pensar o papel da universidade, no que tange aos questionamentos políticos do estado.

O ciclo objetiva, ainda, ser um ambiente propício para o debate de temas de interesse social, tendo como diferencial a crítica e a reflexão exercidas com o devido discernimento.

Fizeram parte da mesa dos trabalhos, para discutir acerca da violência local, bem como sobre a crise das sociabilidades, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Cel. Antonio Roberto dos Santos Silva; o Comandante da Policia Metropolitana, Cel. Jefferson Teles, o coordenador de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (SEDIHC), Pedro Gabriel Soares de Sousa; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Dr. Luis Antonio Câmara Pedrosa; e o professor do Departamento de Ciências Sociais, César Choary.

Oportunamente, os representantes da Polícia Militar do Maranhão fizeram a apresentação de uma série de iniciativas e projetos que estão sendo desenvolvidos na SSP, como estratégias de prevenção contra diversos tipos de violência. Entre eles, foram destacados o Projeto Educacional de Resistência às Drogas, os Centros de Inclusão Digital, a Companhia Paulista de Eventos e Turismo (CPtur) e  a Central de Controle e Comando do Videomonitoramento da Região Metropolitana, que funciona no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

Quanto à temática em análise, o representante da OAB, Dr. Luis Antonio Câmara Pedrosa, afirmou que a “violência é um fenômeno social que transversaliza a realidade de várias instituições e não somente a da Secretaria de Segurança Pública. Considero que atualmente é necessário um envolvimento maior das universidades para discutir estratégias de segurança que sejam efetivas”, ressaltou.

Para o professor César Choary, a discussão da violência local perpassa pelo entendimento das redefinições das sociabilidades. “Não acredito que vivamos uma crise de sociabilidades, na verdade o que está ocorrendo é uma redefinição dessas sociabilidades e de seus espaços”, asseverou.

Após a exposição dos palestrantes, houve um espaço para o diálogo entre os participantes.

O Ciclo de Debates terá, ainda, a mesa redonda “Processo eleitoral local”, que será realizada no dia 27 deste mês.