Apresentações de trabalhos e palestras marcam último dia do SEMIC

Por em 7 de dezembro de 2012

Nesta sexta-feira (7), alunos, professores e visitantes compareceram em massa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, localizada no Centro Histórico, onde está acontecendo o XXIV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o IV Seminário de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão.

Entre as atrações que chamaram a atenção dos participantes do Semic foram realizadas várias apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos bolsistas e voluntários, a exemplo do estudo intitulado “Paganismo versus cristianismo no Romance de Melusina e em A Dama do Pé de Cabra”, da aluna Polyana de Fátima Magalhães Muniz, sob a orientação da professora Adriana Maria de Souza Zierer.

Outras atividades que despertaram a curiosidade dos participantes foram as apresentações em painéis realizadas no hall do prédio de Arquitetura e Urbanismo, reunindo trabalhos das Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde, Humanas, além das áreas da Linguística, Letras, Artes e das Engenharias.

Como parte do programação do Seminário de Pós-Graduação, duas palestras marcaram esta manhã. A primeira foi proferida pela professora Ilka Serra, do Departamento de Química e Biologia, que fez uma esclarecedora explanação acerca da “Multidimensionalidade da Educação Ambiental como política nacional e sua inserção na Uema”.

Em seguida, foi a vez da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa, que fez uma apresentação sobre o Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal, o qual, conforme a palestrante, “trata-se de uma forma da Uema contribuir com o desenvolvimento do setor do agronegócio maranhense, tornando-o mais forte e competitivo, a partir de um  controle efetivo  de doenças animais e, de uma vigilância epidemiológica treinada  para solucionar as questões sanitárias do rebanho animal  e também da saúde pública de forma rápida e eficiente”, explicou.

As atividades do XXIV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e do IV Seminário de Pós-Graduação seguem por todo período da tarde e serão concluídas logo mais, às 18h, com a realização da sessão de premiação dos melhores trabalhos apresentados nesses três dias de eventos.