Atividades da 24ª edição do Semic são iniciadas na UEMA

Por em 6 de dezembro de 2012

Foram abertos oficialmente ontem (05), às 19h, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, no Centro Histórico de São Luís, o XXIV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o IV Seminário de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Com a temática central “Trocando experiências, potencializando conhecimentos”, o Semic constitui-se em o maior evento científico da UEMA, e objetiva refletir e socializar, com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral, os resultados de pesquisas realizadas em todas as áreas do conhecimento.

Na solenidade de abertura do evento, estiveram presentes e compuseram a mesa diretora dos trabalhos o reitor José Augusto Silva Oliveira; o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Porfírio Candanedo Guerra, os pró-reitores de Administração, de Graduação, e de Extensão e Assuntos Estudantis, respectivamente, Walter Canales Sant’Ana, Maria Auxiliadora Cunha e Vânia  Lourdes Martins Ferreira; a diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Rita de Maria Seabra Guerra; e a representante dos professores do Comitê Externo do CNPq, Terezinha Oliveira.

Em seu pronunciamento, o reitor José Augusto destacou a relevância do Semic para a UEMA, afirmando que o Seminário constitui-se em uma estratégia de publicização das ações afirmativas da instituição, principalmente, no que tange à pesquisa, que aliada ao ensino e à extensão, compõe o tripé de sustentação da Universidade.

“O evento se concretiza em um espaço propício para apresentação dos resultados de pesquisas concluídas no ano de 2012. E, paralelamente, evidencia a preocupação de nossa comunidade acadêmica com o desenvolvimento de pesquisas que atendam direta e efetivamente às necessidades da sociedade maranhense. Esses trabalhos científicos, desenvolvidos por nossos discentes em parceria com professores pesquisadores, são financiados por órgãos de fomento à pesquisa e visam à melhoria do desenvolvimento do estado e, consequentemente, a qualidade de nossa população”, afirmou o reitor.

Na ocasião, o pró-reitor da PPG, Porfírio Guerra, também ressaltou a importância da pesquisa e da pós-graduação para o desenvolvimento da universidade. Segundo ele, é possível observar, quantitativa e qualitativamente, a evolução da pesquisa e da pós-graduação na UEMA, “hoje contamos com 245 bolsas de iniciação científica, 6 mestrados (4 acadêmicos e 2 profissionais), além dos programas de Doutorados Interinstitucionais (Dinters). Esses avanços explicitam o compromisso dos gestores da instituição com a melhoria da qualidade da pesquisa, bem como  com a titulação de seu corpo docente, refletindo na qualidade do ensino e da extensão”, asseverou.

A solenidade contou, ainda, com a realização da conferência intitulada “A Construção de Identidades Sociais Fortes: resultados de projetos didáticos de gênero”, ministrada pela professora doutora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Dorotéia Frank Kersch.

LANÇAMENTOS – Durante a cerimônia de abertura, ocorreu o lançamento do CD de Resumo da 24ª edição do Semic, pela acadêmica do Curso de Ciências Biológicas e bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), Rannyele Passos Ribeiro. Também foram lançados a Primeira Edição da Produção Acadêmica dos Cursos Stricto Sensu da UEMA, no período de 2009-2011, pela professora Maria Cristiane Pestana Chaves Miranda, e o livro intitulado “Biodiversidade na Área de Proteção Ambiental do Inhuamum”, pela professora do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), Maria Claudene Barros.

MOMENTO CULTURAL – Na solenidade houve, ainda, um momento cultural, coordenado pela professora do Curso de Música da UEMA, Maria Goretti Cavalcante. Na oportunidade, foram apresentadas as peças musicais, Jardins e Quintais (Sérgio Habibe) e Louvação a São Luís (Bandeira Tribuzzi), ambas foram executadas por Lívia Corrêa, Zezé Alves, Urbano Filho e Christoph Kustner.

As atividades do XXIV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o IV Seminário de Pós-Graduação da UEMA se estendem até à próxima sexta-feira (07). A programação do evento está bem diversificada, composta por palestras, minicursos e apresentações orais e na forma de pôsteres de pesquisas feitas por alunos bolsistas e voluntários. No encerramento do evento, os melhores trabalhos por área de conhecimento serão premiados.