Cesba ganha mais duas mestras em Língua Portuguesa

Por em 17 de dezembro de 2012

As professoras do Centro de Estudos Superiores de Balsas (Cesba), Márcia Meurer Sandri e Suzan Cleyde Martins Figueiredo concluíram, recentemente, o Mestrado Interinstitucional em Língua Portuguesa, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sob a orientação do professor doutor Claudio Cezar Henriques (UERJ), Márcia Sandri defendeu a dissertação intitulada ‘A estilística em ação no cancioneiro balsense’ – trabalho este que tem como objeto de estudo a interpretação da expressividade fônica, lexical, sintática e enunciativa, aliada aos aspectos semânticos que envolvem os estudos de estilística linguística.

Segundo Márcia Sandri, “o corpus da pesquisa abrange as letras de dez canções populares do cantor e compositor Deusamar Santos, artista notadamente reconhecido em sua localidade e que representa a cultura de Balsas”, explicou.

Por sua vez, Suzan Cleyde Martins Figueiredo defendeu a dissertação intitulada ‘A origem do português brasileiro: o caminho percorrido’, que também foi realizada sob a orientação do professor doutor Claudio Cezar Henriques da UERJ.

O trabalho de Suzan Cleyde busca compreender, através do exame de alguns pontos da sócio-histórica do Brasil, posicionamentos diferenciados quanto à origem da variedade brasileira do português.

“Para tanto, considero as interpretações construídas pelos teóricos a partir dos escassos dados referentes ao processo de colonização brasileiro, à catequização, à demografia, à língua geral, à miscigenação e à consolidação da língua portuguesa no Brasil nos três primeiros séculos da história do país”, disse Suzan Cleyde.

As duas defesas aconteceram na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e foram consideradas de vasta contribuição para os estudos da Língua Portuguesa.