Comissão de Educação Ambiental reúne-se com servidores da MASP

Por em 12 de dezembro de 2012

Uma ação compartilhada da Comissão de Educação Ambiental (CEA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da executora do projeto “Gestão de Resíduos Sólidos no Campus Paulo VI: capacitação e sensibilização”, a bolsista Alana dos Santos Cardoso, realizaram hoje (12), uma reunião com os servidores da empresa Masp, prestadora de serviço de limpeza externa na UEMA.

Na ocasião, a representante da CEA e também orientadora do projeto supracitado, a professora Zafira da Silva de Almeida, fez a explanação do projeto EcoCemar, desenvolvido pela empresa Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), em que a UEMA é uma das instituições parceiras.

A professora falou, na oportunidade, da importância de sensibilizar a toda a comunidade acadêmica para a necessidade de se implementar no campus Paulo VI a coleta seletiva de lixo.  “A implementação da coleta seletiva de lixo é o objetivo principal da CEA. Já o projeto de gestão de resíduos sólidos é uma das estratégias utilizadas para que esse objetivo seja alcançado”, comentou.

De acordo com a estudante Alana Cardoso, “a sustentabilidade ambiental é uma temática relevante e que precisa ser encarada pela comunidade acadêmica com tal. Para isso, estamos, por meio desse projeto, criando instrumentos pedagógicos acessíveis aos diferentes públicos dessa comunidade, com o intuito de capacitá-los e sensibilizá-los quanto a essa questão”, afirmou.

O servidor da empresa Masp, Dionísio de Almeida Filho, destacou que essa sensibilização é necessária e, facilitará, ainda, o trabalho do pessoal de limpeza responsável pelo recolhimento do lixo da UEMA.  “É um projeto muito interessante que beneficiará toda a instituição e o meio ambiente também”, ressaltou.

Hoje à tarde, a executora do projeto e sua orientadora participarão de uma reunião com administração superior da UEMA, com o objetivo de explanar as ações executadas e discutir outros pontos relevantes para o sucesso desse empreendimento.