Dia do Engenheiro de Pesca é comemorado com ciclo de palestras na Uema

Por em 13 de dezembro de 2012

O I Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia do Engenheiro de Pesca foi iniciado na manhã desta quinta-feira (13), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A programação se estenderá até amanhã, 14 de dezembro – data alusiva a esses profissionais.

Sob a coordenação do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP), o Ciclo congrega profissionais, pesquisadores, estudantes e representantes de entidades ligadas a esta área, para dialogarem sobre o tema central do evento que é ‘Atuação do Engenheiro de Pesca no Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura do Estado do Maranhão’.

Participaram da mesa de abertura o presidente do CREA-MA, Alcino Araújo Nascimento Filho; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA/Uema), Francisca Neide Costa; a chefe de Divisão de Assistência ao Estudante da Proexae, Antônia Márcia Torres; o presidente do CAEP, Wagner Roberto Abreu; e o diretor do curso de Engenharia de Pesca, Haroldo Gomes Barroso.

A palestra inicial tratou de ‘Peixes como indicadores de toxicologia ambiental’, sendo proferida pelo doutor Paulo Burlamaqui da Silva Filho, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ainda nesta manhã, Marise Silva Carneiro, a capitão de Mar e Guerra da Secretaria da Comissão Interministerial do Mar (SECIRM), proferiu a segunda palestra intitulada ‘Experiência embarcada’.

As atividades prosseguem até o período da tarde e continuam amanhã (14), com a realização de mais palestras, minicursos e mesa redonda.