Equipe da CAPES visita a UEMA

Por em 14 de dezembro de 2012

Uma equipe de avaliadores enviados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou visita técnica ao Campus Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a fim de avaliar e fiscalizar os programas de pós-graduação "Stricto Sensu" da Instituição, em especial, ao Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR).

Na oportunidade, os dois representantes da CAPES, Márcio Valência e Maria Cristina conversaram com a coordenação, professores e alunos do PPDSR, bem como com a administração superior da UEMA, e analisaram a produção científica e a política de pós-graduação da instituição.

Na reunião que aconteceu no gabinete na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, estiveram presentes o pró-reitor Porfírio Guerra, a coordenadora de Pós-Graduação, Cristiane Miranda, a coordenadora geral do PPDSR, Zulene Muniz, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, José Antônio Ribeiro, o coordenador de Planejamento Físico da UEMA, Vitor Hugo, e os professores José Sampaio de Mattos, Henrique Borralho, e Marcelo Cherche.

Ainda na ocasião, foi discutido o processo de instalação dos programas de pós-graduação "Stricto Sensu", suas necessidades e o apoio necessário para execução de novos projetos.  Além disso, o professor Vitor Hugo apresentou um projeto a ser desenvolvido para abrigar os programas de pós-graduação da UEMA.

Segundo os representantes da CAPES, a agência tem sido decisiva para o êxito alcançado pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças no avanço do conhecimento e nas demandas que a sociedade exige.

Eles explicam que Sistema de Avaliação está sendo continuamente aperfeiçoado, e serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados realizados no Barsil. para eles, os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o redimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).