Estudante de Geografia da UEMA apresenta trabalho em Congresso no Chile

Por em 2 de dezembro de 2012

O acadêmico do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Marco Ribeiro participou, recentemente, do 18º Congresso Internacional de Geografia, realizado na cidade de Arica, no Chile.

Oportunamente, o estudante apresentou os resultados de sua pesquisa intitulada “A sensibilização ambiental através de trilhas ecológicas na Ilha do Maranhão”, que é fruto de quatro anos de estudos científicos, desenvolvidos sob orientação do professor da UEMA, Cláudio Eduardo de Castro.

De acordo com Marco Ribeiro, o objetivo principal de sua pesquisa científica é sensibilizar a população da Ilha do Upaon-Açu sobre a importância de se viver em harmonia com o meio ambiente. Para isso, o aluno desenvolve atividades de educação ambiental, utilizando como recursos didáticos as trilhas ecológicas e as oficinas.

Ainda segundo o estudante, seu trabalho foi muito apreciado tanto pelos participantes como pela comissão organizadora do evento, que considerou a pesquisa relevante para o desenvolvimento de uma educação ambiental diferenciada.

“Apesar das dificuldades que passei ao longo da viagem, o congresso foi de substancial relevância para o meu crescimento acadêmico, uma vez que apresentei um trabalho de anos de pesquisas. E também porque tive a oportunidade de divulgar, no Chile, o curso de Geografia da UEMA”, ressaltou o estudante.