Fórum de Sustentabilidade do Maranhão será realizado na Uema

Por em 12 de dezembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Energias Renováveis (UemaEnerg), promove nesta quinta-feira (13), a partir das 8h30, o primeiro Fórum de Sustentabilidade do Maranhão, que acontece no auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado no Campus Universitário Paulo VI.

Sob a organização geral do professor Hamilton Jesus Santos Almeida, o Fórum tem como objetivo a construção de cenários alinhados com a sustentabilidade dos empreendimentos, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo desenvolvimento sustentável proposto na Rio + 20.

Voltado para um público diversificado, entre os quais estudantes, representantes de entidades empresariais, movimentos sociais e órgãos públicos, o evento tratará de temas como fator verde; políticas públicas e sustentabilidade para a ilha de São Luís e região metropolitana; saneamento ambiental e gestão pública sustentável; e água subterrânea no cenário da cidade.

Para Hamilton Almeida, ser cidadão sustentável no século 21 é saber lidar simultaneamente com as 5 moedas de causa e efeito desse novo paradigma: Recursos Humanos, Conhecimento, Tecnologia da Informação, Recursos Naturais e Recursos Econômicos.

Desse modo, “é fundamental a participação de todas as instituições governamentais e não governamentais do Estado do Maranhão e da região Metropolitana de São Luís do Maranhão, para que o Fórum ganhe legitimidade e represente um importante instrumento da sociedade civil para a discussão de um tema tão importante para o Estado”, observa Hamilton Almeida.

A programação do Fórum, que se estenderá até às 17h, contará com palestras, conferências, mesas redondas e sessões focadas em temas centrais e relevantes.