UEMA e VALE realizam Workshop

Por em 11 de dezembro de 2012

Na manhã desta terça-feira (11), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a VALE realizaram, no Parque Botânico daquela empresa, um importante Workshop para discutido o projeto de parceria entre as duas instituições.

Inicialmente, o gerente geral de Relações Institucionais, Dorgival Pereira deu as boas-vindas ao grupo da UEMA, em seguida, o diretor do Departamento Porto Norte, Claudio Augusto Mendes apresentou a VALE e sua atuação no mercado mundial e, concluindo o primeiro momento, o diretor do Departamento de Logística Norte, Luiz Fernando Landeiro apresentou o perfil do engenheiro VALE.

A reunião deu continuidade com a apresentação do professor José Augusto, que descreveu um pouco do histórico da UEMA nos últimos 6 anos, mostrando os avanços da universidade na interiorização da educação superior, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão.

Sobre o evento, o reitor acrescentou: “A nossa visita à VALE constituiu em uma grande oportunidade, considerando a competência da UEMA na área tecnológica. Mostra ainda que pretendemos estreitar as relações e estabelecer uma agenda de trabalho, no sentido de desenvolver ações que resultem em benefícios para as duas instituições”.

Na ocasião, o professor José Bello Salgado Neto, de forma sintética e objetiva mostrou as oportunidades de parcerias entre a UEMA e a VALE, por meio das habilidades e competências desenvovidas pelas engenharias e seus laboratórios, do Núcleo Geoambiental (NUGEO/CCA) e do Programa e-TEC/MEC/UEMA, na oferta de cursos técnicos de nível médio a distância, através da plataforma do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

Dorgival Pereira disse que a avaliação que faz da reunião é que foi muito interessante para uma integração de conhecimento e de oportunidades de parceria entre a UEMA e a VALE. “Nós oferecemos uma gama de necessidades de treinamentos e de capacitação para os atuais e futuros empregados da nossa empresa que poderão ser atendidos também através de parceria com a universidade”, concluiu.

Participaram da reunião o vice-reitor Gustavo Costa, os pró-reitores de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Martins; de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; de Planejamento, Antonio Pereira; de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra; e de Administração, Walter Canales; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antonio Ribeiro; o coordenador geral do UemaNet, Antonio Roberto Serra; o chefe de Gabinete da Reitoria, Raimundo Rocha;  a interlocutora entre Uema e Vale, Maura Cléia de Araújo; diretores de cursos, assessores, tecnicos da Vale e professores convidados.