Uema encerra com sucesso atividades do Semic 2012

Por em 9 de dezembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) encerrou com sucesso as atividades da 24ª edição do Seminário de Iniciação Científica (Semic) e da 4ª edição do Seminário de Pós-Graduação, na última sexta-feira (07), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Os eventos congregaram professores, pesquisadores e mais de 1000 acadêmicos que, durante três dias, discutiram sobre a produção científica nas diversas áreas do conhecimento.

Nesta edição, o Semic, maior evento científico da Uema, abordou a temática “Trocando Experiências, Potencializando Conhecimentos”. E objetivou refletir e socializar, com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral, os resultados de pesquisas obtidos nos projetos de iniciação científica.

Na solenidade de encerramento, as atividades foram presididas pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Porfírio Candanedo Guerra; acompanhado pelo coordenador de Pesquisa, William Cardoso; pelo chefe da Divisão dos Cursos de Pós-Graduação, Welberth Santos Ferreira; e pela representante dos professores do Comitê Externo do CNPq, Terezinha Oliveira.

O pró-reitor Porfírio Candanedo, na ocasião, agradeceu a participação expressiva de professores e estudantes no Semic 2012, e afirmou que as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes, sob a orientação de professores da Uema, foram bem avaliadas pelos Comitês Interno e Externo. “Ao final dessa edição, podemos assegurar que coroamos com êxito mais um episódio da iniciação científica da instituição”, ressaltou.

Na cerimônia, foram premiados 50 trabalhos de iniciação científica, apresentados nas modalidades oral e pôster. Na oportunidade, os primeiros e segundos colocados, por área de conhecimento, receberam, respectivamente, placa de homenagem e menção honrosa.

Os trabalhos premiados foram avaliados por professores integrantes do Comitê Institucional e por um grupo de professores bolsistas de produtividade do CNPq que, utilizando critérios de rigor científico, escolheram os melhores projetos financiados pelos órgãos de fomento à pesquisa, como Fapema, CNPq e Uema, bem como as pesquisas desenvolvidas de forma voluntária.

Os membros dos comitês também apontaram os três trabalhos de maior destaque no Semic 2012, com base no mérito científico, e por órgão de fomento. (Veja relação abaixo). Entre estes, está a pesquisa da acadêmica do 4º período de Ciências Biológicas, Danielle Borges de Sousa, desenvolvida sob a orientação da professora Zafira da Silva de Almeida.

Entusiasmada e bastante satisfeita com a premiação, a estudante diz que sua pesquisa intitulada “Avaliação Ecológica e Biológica da Carcinofauna Bêntica em Manguezais na Baía de São Marcos- Maranhão” teve como objetivo a “identificação das diferentes espécies de crustáceos existentes na região e, relacionar a ecologia desses animais”, asseverou.

Quanto ao Semic 2012, os acadêmicos Alcimar Ferreira Ribeiro, do 7º período de Geografia; e Raquel da Silva Lima, do 3º período de Zootecnia, afirmaram que “foram dias muitos produtivos, em que foi possível ter acesso à produção científica da Uema, socializando com a comunidade acadêmica o que está sendo desenvolvido na instituição em cada área específica do conhecimento”, disseram.

O Semic e o Seminário de Pós-Graduação constituem-se em ações afirmativas da Uema, que priorizam a preparação de estudantes por meio de conhecimento, para que sejam atores de destaque no esforço de melhorar os índices de desenvolvimento do Estado, trazendo qualidade de vida à sociedade maranhense.

Ao todo, foram três dias de evento com a apresentação de mais de 245 trabalhos, nas modalidades apresentações oral e em pôster, além de minicursos e lançamentos de livros.

Relação dos melhores trabalhos do Semic 2012 por órgão de fomento:

*UEMA – “Paganismo versus cristianismo no romance de melusina e em a dama do pé de cabra”, Polyana de Fátima Magalhães Muniz (Bolsista); Adriana Maria de Souza Zierer (Orientadora).

*FAPEMA – “Avaliação Ecológica e Biológica da Carcinofauna Bêntica em Manguezais na Baía de São Marcos- Maranhão”, Danielle Borges Sousa (Bolsista); Zafira da Silva de Almeida (Orientadora).

*CNPq – “Lesões branquiais e hepáticas como biomarcadores de contaminação aquática em Sciades herzbergii e Bagre bagre da Baía de São Marcos- Maranhão”, Débora Batista Pinheiro Sousa (Bolsista); Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta (Orientadora).