Uema implanta meliponário experimental na Fazenda Escola de São Bento

Por em 20 de dezembro de 2012

O espaço foi instalado recentemente na Fazenda de Escola de São Bento (FESL) da Universidade Estadual do Maranhão, recebendo o nome de Meliponário Experimental Professor Doutor Warwich Estevam Kerr, em homenagem aos 90 anos de vida desse importante pesquisador, geneticista e ex-reitor da Uema.

Sob a coordenação da professora Eleuza Gomes Tenório, do Departamento de Zootecnia, o meliponário, que conta com 30 colônias de abelha tiúba (Meliponafasciculata) e seis colônias de abelha tubi (Scaptotrigonasp), servirá para a realização de aulas práticas das disciplinas meliponicultura e apicultura, bem como para pesquisas e produção.

No local, também serão realizados trabalhos e projetos relacionados com o manejo, comportamento, ecologia, genética, análises dos produtos da colônia (mel, pólen, geoprópolis), além de polinização de plantas cultivadas.

Segunda Eleuza Tenório, com a implantação do meliponário, estudantes e professores, principalmente dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Biologia e Química, ganharam mais uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem.

“O que se espera com esse novo espaço é que ele seja muito bem aproveitado, com a realização de aulas práticas, pesquisa, extensão, dias de campo, educação ambiental, além de obtenção de mel, treinamento para meliponicultores e demais pessoas interessadas em criação de abelhas sem ferrão”, declarou Eleuza Tenório.