Uema promove minicursos sobre redação científica e elaboração de projetos

Por em 5 de dezembro de 2012

Os minicursos acontecem durante toda esta quarta-feira (05), nas dependências da Escola de Arquitetura e Urbanismo, localizado no Centro Histórico, onde logo mais, às 18h30, serão realizadas as aberturas do XXIV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e do IV Seminário de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão.

As aulas de Redação Científica estão sendo ministradas pelo professor João Batista Lopes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Já as de Elaboração de Projetos, pelo professor Ozelito Possidônio de Amarantes Júnior, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Participam dos minicursos alunos de diversos campi da Uema, entre os quais estudantes que já são bolsistas de iniciação científica e tantos outros interessados em se engajar nas atividades de pesquisas desenvolvidas na instituição.

Segundo a chefe de Divisão de Acompanhamento de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG/Uema), professora Débora Martins Silva Santos, essas atividades foram propostas levando-se em consideração a necessidade de os alunos redigirem bons trabalhos acadêmicos.

“A nossa intenção é orientar os alunos a respeito de como  elaborar um projeto, seja de iniciação científica ou outro que for, mostrando todos os passos, desde o delineamento até a maneira de encaminhá-lo para uma agência de fomento”, explicou Débora Santos.

A partir dos minicursos, os alunos vão compreender que a elaboração de trabalhos está sempre pautada em normatizações que têm por finalidade padronizar sua forma de apresentação. No entanto, também observarão que a qualidade de um bom trabalho dessa natureza depende de outros fatores, como uma boa pesquisa, uma boa redação e uma boa estruturação textual, a fim de conduzir o leitor de forma coerente na leitura do texto.