UEMA realiza entrega de certificados de conclusão de Curso da UNITI

Por em 13 de dezembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram, na tarde de ontem (12), no SESC do Olho D’Agua, a cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Formação Continuada da 1ª turma da UEMA, Campus São Luís, e da 17ª turma da UFMA, da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI).

Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), Marcelino Ramos Araújo; o secretário de Estado de Gestão e Previdência do Maranhão, Fábio Gondim; a pró-reitora de Extensão da UFMA, Marize Barros Aranha, representando o reitor Natalino Salgado; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Vânia Lourdes Martins, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a coordenadora geral da UNITI, Hortência Gago Araújo e a coordenadora de interiorização da UNITI, Alzira Melo; além de professores, familiares, servidores e cerca de 95 alunos da UNITI.

Durante a cerimônia, a professora Vânia Lourdes fez um resgate histórico sobre o processo de instalação da UNITI. “Vivemos este ano com muito prazer, trabalhando bastante para chegar até aqui; a luta para instalar a UNITI na UEMA foi grande, mas conseguimos. E foi através desse esforço que estamos entregando, agora, para a sociedade maranhense, mais uma turma da UNITI”, ressaltou Vânia.

Para o secretário Fábio Gondim, “a UNITI é um projeto de grande sucesso, no qual mais de 2 mil idosos já foram beneficiados, vivendo em um ambiente de lazer, com uma nova forma de envelhecer. Na Secretaria temos adotado ações e alternativas para melhor servir a população idosa do Maranhão, pois isso é um ato de respeito e consideração, reconhecendo que, com a idade, vem a experiência e conhecimento acumulado.”

A UNITI é um projeto de formação continuada, criada pelo Governo do Estado em 1996, que mantém convênio com o Serviço Social do Comércio (SESC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAN) e a UEMA. Constitui um espaço de convivência interativa que proporciona ao idoso maranhense a redescoberta das vivências relacionais tanto no ambiente familiar quanto social, dando a oportunidade de compartilhar pensamentos e sentimentos.

Além disso, objetiva promover mudanças qualitativas no padrão de vida do idoso, a partir da descoberta e valorização por meio do diálogo, visando fortalecer as suas habilidades intrapessoais e interpessoais. Utiliza uma metodologia que desenvolve as ações educativas, as quais proporcionam condições de um trabalho socializante, preocupando-se com o estado psicológico e o comportamento emocional do idoso.