Curso de Ciências Sociais encerrou a disciplina ?Movimentos Sociais?

Por em 30 de janeiro de 2013

O Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) encerrou, nesta sexta-feira (25), a disciplina Movimentos Sociais, ministrada pelo professor Domingos Cantanhede, no período de férias.

A apresentação de estudos de casos sobre movimentos sociais, através de pôsteres, e a realização de atividades em grupos compuseram a programação de encerramento da disciplina.

Os estudos de casos realizados pelos alunos do curso trataram dos seguintes movimentos: LGBT, Mulheres Trabalhadoras Rurais, Negro, Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu e dos Quilombolas da Baixada Maranhense.

Depois da exposição de pôsteres, a turma foi dividida em dois grupos, nos quais os alunos fizeram exposição oral dos trabalhos, seguida de debates. Os grupos foram coordenados pelos professores José Antônio Ribeiro e Domingos Cantanhede.

Segundo a avaliação dos alunos, os estudos de caso proporcionaram o aprimoramento dos seus conhecimentos, graças à aproximação da teoria, pesquisa e prática social.

Para o professor Domingos, proporcionar aos alunos uma aproximação concreta do objetivo de estudo foi fundamental para a compreensão das categorias analíticas estudadas na disciplina. “O laboratório mais próximo do cientista social é a sociedade com a sua diversidade de fenômenos, que desperta em nós a vontade de conhecer e explicar, daí a satisfação de perceber nos alunos a alegria da descoberta”, afirmou o professor.