Curso de Ciências Sociais realiza ciclos de diálogos com representantes de Movimentos Sociais


Por em 23 de janeiro de 2013



 

O Curso de Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), está oferecendo ciclos de diálogos com representantes de Movimentos Sociais, dentro da disciplina de férias “Movimentos Sociais”, ministrada pelo professor Domingos Cantanhede.

Durante esses ciclos, o professor Domingos informou que os movimentos sociais ainda são formas de mobilização importantes nas sociedades contemporâneas. No Maranhão, destacam-se os movimentos negro, sindical, de mulheres, de LGBT, os quilombolas, as quebradeiras de coco babaçu, e os sem terra.

Os ciclos de diálogos contaram com a participação da engenheira agrônoma Marluze Pastor Santos e Aírton Ferreira, que trataram da construção do movimento feminista e LGBT, respectivamente.

Marluze Pastor foi uma das fundadoras do Grupo de Mulheres da Ilha, na década de 1980. Dialogando com a turma, Marluze abordou diversos temas relativos à construção da identidade do movimento feminista no Brasil, e, em particular, no São Luís, através do pioneirismo do Grupo de Mulheres da Ilha, e de outros grupos de mulheres que surgiram através da articulação da Igreja Católica, Centro de Cultura Negra e Partidos Políticos. Ressaltou também que a pauta feminista naquele contexto era bem diversificada, abordava questões relativas à violência contra a mulher, a igualdade entre homens e mulheres, direitos sexuais e reprodutivos, dentre outras.

Sobre as conquistas dos movimentos feministas e de mulheres, Marluze enumerou dentre tantas, as legacias especiais da mulher, o direito da trabalhadora rural de ser cadastrada como assentada da reforma agrária, a profissionalização das mulheres em diversas áreas, a criação de conselhos e secretarias da mulher. A palestrante foi uma das primeiras mulheres a cursar agronomia na Uema.

O outro representante de movimento social convidado foi Aírton Ferreira, líder do grupo Gayvota. Esta entidade faz parte do movimento social que se autodenomina LGBT – Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transgeneros. O diálogo com Aírton tratou da luta pelos direitos humanos destes grupos sociais.

Em outro momento, Joaquim Alves de Sousa, agricultor familiar do município de São Raimundo das Mangabeiras e diretor da Fetaema, dialogou com a turma sobre Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

No final do evento, o professor Domingos Cantanhede fez o encerramento dos ciclos de diálogos, chamando a atenção da turma para a observação dos movimentos sociais como categoria de análise sociológica, no qual teve a participação do diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro.

Na próxima sexta-feira, 25 de janeiro, haverá uma exposição de pôsteres que retratará os estudos de casos sobre movimentos sociais no Maranhão.

 

 



Últimas Postagens