SEDUC e UEMA dão início às provas do processo seletivo para ingresso na primeira série do Ensino Médio

Por em 20 de janeiro de 2013

A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizam, nesta tarde  (20), a aplicação das provas do Processo Classificatório para Ingresso de alunos da rede pública e particular, na primeira série do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

Os testes foram aplicados pontualmente às 13h, e seguirá até às 17h. Estão sendo realizados no Campus Paulo VI e em diversos prédios de escolas públicas na grande São Luís.

No certame de fase única, o candidato deverá responder a 40 questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, sendo integrado por 20 questões de cada matéria. Os resultados serão divulgados no dia 31 de janeiro.

Ao todo, a SEDUC está ofertando 23.950 vagas, distribuídas em cinco escolas que integram a Unidade Regional de Educação de São Luís. Estas unidades receberam uma demanda superior à oferta de vagas.

No campus Paulo VI, a movimentação dos candidatos, acompanhados pelos pais, começou bem cedo. Os concorrentes a uma vaga no Centro de Ensino Liceu Maranhense, Edmundo João Farias de Sousa e Jéssica Santos, ambos de 14 anos, consideram-se preparados para encarar mais este desafio e afirmaram que o bom conceito do colégio seja um diferencial competitivo para melhor os preparar para o vestibular.

O candidato Magno Abreu, de 16 anos, também comentou sobre suas expectativas em relação à prova. “Espero ser aprovado neste seletivo e fazer o Ensino Médio em um colégio que me proporcione um bom futuro. Resolvi fazer o seletivo porque essas escolas são bem estruturadas e contam com bons professores”, disse Magno.

A SEDUC informa ainda que o candidato só poderá deixar o local de realização das provas após 60 minutos de seu início. E o caderno de questões poderá ser levado somente às 17h, horário de encerramento do seletivo.

Participam das provas os alunos que desejam ingressar nos Centros de Ensino Liceu Maranhense (matutino e vespertino), Paulo VI (matutino), José França de Sousa (matutino), Mário Martins Meireles (matutino), Domingos Vieira Filho (matutino) e Estado da Guanabara (matutino e vespertino).