UEMA realiza segunda etapa do Curso Formação em Cartografia Social

Por em 11 de janeiro de 2013

O Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com o apoio do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), está realizando entre os dias 9 e 14 de janeiro, a segunda etapa do Curso intitulado “Formação em Cartografia Social”, ministrado pelos professores Luís Augusto Pereira Lima e Davi Pereira Júnior.

O curso surgiu a partir do projeto “Fortalecimento Institucional do Núcleo Cartografia Social Maranhão: arqueologia dos engenhos”, que tem como pesquisadores os professores da UEMA, Cynthia Carvalho Martins, Aniceto Cantanhêde Filho e Helciane de Fátima Abreu Araújo. E objetiva capacitar alunos em noções básicas de cartografia e introdução ao Arcgiz.

Com o formato de oficina, os alunos que ao mesmo tempo se capacitam nos programas já constroem os mapas a partir dos pontos já coletados nos trabalhos de campo realizados na região da Baixada Maranhense e no eixo Santa Inês Imperatriz. O produto desse trabalho são mapas sociais que retratam as diferentes situações de conflito e de expectativas de reconhecimento de territorialidades identificadas nas áreas pesquisadas.